Bolsas asiáticas caem após dados industriais da China

Os mercados asiáticos encerraram o pregão desta terça-feira em alta, após dados industriais da China mostrarem sinais de estabilização e, ao mesmo tempo, reforçarem a percepção de fraqueza econômica no gigante asiático e expectativas sobre novas medidas de estímulo de Pequim. Comentários feitos ontem pela presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os mercados asiáticos encerraram o pregão desta terça-feira em alta, após dados industriais da China mostrarem sinais de estabilização e, ao mesmo tempo, reforçarem a percepção de fraqueza econômica no gigante asiático e expectativas sobre novas medidas de estímulo de Pequim.

Comentários feitos ontem pela presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Janet Yellen, que tranquilizou os investidores sobre o futuro das taxas de juros, contribuíram para o viés de alta na Ásia. Yellen indicou que o Fed manterá os juros estáveis até que a economia apresente novos sinais de melhora.

Na China, o índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) oficial da indústria subiu para 50,3 em março, de 50,2 em fevereiro, avançando pela primeira vez em seis meses, segundo a Federação de Logística e Compra da China (CFLP, na sigla em inglês). Já o PMI industrial medido pelo HSBC recuou para 48,0 em março, de 48,5 em fevereiro. O primeiro superou as estimativas, enquanto o segundo atingiu o menor nível em um ano e meio. O índice Xangai Composto avançou 0,69%, a 2.143,58 pontos, enquanto o Shenzhen Composto ganhou 1,65%, a 1.057,01 pontos.

Nos últimos meses, sinais de que a economia chinesa estava perdendo força pesaram sobre os mercados, mas, nesta terça-feira, os investidores preferiram assimilar o indicador oficial, que sinalizou estabilização.

Ainda assim, economistas apontam que os dados mais recentes indicam que o crescimento econômico desacelerou acentuadamente no primeiro trimestre. De acordo com o economista-chefe do HSBC para a Ásia, Hongbin Qu, o governo deve responder os recentes números com medidas moderadas de flexibilização ou até mesmo com um grande pacote de estímulos.

No mesmo sentido, a Bolsa de Hong Kong fechou em alta, também em reflexo aos dados chineses. O índice Hang Seng subiu 1,34%, a 22.448,54 pontos.

Após o PMI chinês, o mercado nas Filipinas também encerrou o dia com ganhos. O índice PSEi, da Bolsa de Manila, avançou 1,34%, a 6.514,72 pontos. Na Tailândia, o índice SET ganhou 0,82%, a 1.387,48 pontos. O bom humor também prevaleceu entre os investidores da Coreia do Sul e o índice Kospi avançou 0,32% na Bolsa de Seul, a 1.991,98 pontos.

Por outro lado, na região do Pacífico, a Bolsa da Austrália fechou em terreno negativo, após o Banco da Reserva da Austrália (RBA, na sigla em inglês) manter a taxa de juros inalterada em 2,5%. O índice S&P/ASX 200, da Bolsa de Sydney, perdeu 0,10%, a 5.389,20 pontos.

Conteúdos relacionados