Bolsas asiáticas caem após dados industriais da China
Os mercados asiáticos encerraram o pregão desta terça-feira em alta, após dados industriais da China mostrarem sinais de estabilização e, ao mesmo tempo, reforçarem a percepção de fraqueza econômica no gigante asiático e expectativas sobre novas medidas de estímulo de Pequim. Comentários feitos ontem pela presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os mercados asiáticos encerraram o pregão desta terça-feira em alta, após dados industriais da China mostrarem sinais de estabilização e, ao mesmo tempo, reforçarem a percepção de fraqueza econômica no gigante asiático e expectativas sobre novas medidas de estímulo de Pequim.
Comentários feitos ontem pela presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Janet Yellen, que tranquilizou os investidores sobre o futuro das taxas de juros, contribuíram para o viés de alta na Ásia. Yellen indicou que o Fed manterá os juros estáveis até que a economia apresente novos sinais de melhora.
Na China, o índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) oficial da indústria subiu para 50,3 em março, de 50,2 em fevereiro, avançando pela primeira vez em seis meses, segundo a Federação de Logística e Compra da China (CFLP, na sigla em inglês). Já o PMI industrial medido pelo HSBC recuou para 48,0 em março, de 48,5 em fevereiro. O primeiro superou as estimativas, enquanto o segundo atingiu o menor nível em um ano e meio. O índice Xangai Composto avançou 0,69%, a 2.143,58 pontos, enquanto o Shenzhen Composto ganhou 1,65%, a 1.057,01 pontos.
Nos últimos meses, sinais de que a economia chinesa estava perdendo força pesaram sobre os mercados, mas, nesta terça-feira, os investidores preferiram assimilar o indicador oficial, que sinalizou estabilização.
Ainda assim, economistas apontam que os dados mais recentes indicam que o crescimento econômico desacelerou acentuadamente no primeiro trimestre. De acordo com o economista-chefe do HSBC para a Ásia, Hongbin Qu, o governo deve responder os recentes números com medidas moderadas de flexibilização ou até mesmo com um grande pacote de estímulos.
No mesmo sentido, a Bolsa de Hong Kong fechou em alta, também em reflexo aos dados chineses. O índice Hang Seng subiu 1,34%, a 22.448,54 pontos.
Após o PMI chinês, o mercado nas Filipinas também encerrou o dia com ganhos. O índice PSEi, da Bolsa de Manila, avançou 1,34%, a 6.514,72 pontos. Na Tailândia, o índice SET ganhou 0,82%, a 1.387,48 pontos. O bom humor também prevaleceu entre os investidores da Coreia do Sul e o índice Kospi avançou 0,32% na Bolsa de Seul, a 1.991,98 pontos.
Por outro lado, na região do Pacífico, a Bolsa da Austrália fechou em terreno negativo, após o Banco da Reserva da Austrália (RBA, na sigla em inglês) manter a taxa de juros inalterada em 2,5%. O índice S&P/ASX 200, da Bolsa de Sydney, perdeu 0,10%, a 5.389,20 pontos.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça em Campo Grande
Rapaz acabou perdendo o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.