Biblioteca Central da UFGD realiza campanha pela preservação dos livros
Em comemoração à Semana do Livro e da Biblioteca, a Biblioteca Central da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) está promovendo uma campanha para estimular o cuidado no manuseio das obras, com o intuito de preservar e conservar o acervo bibliográfico. A ideia é levar os usuários a uma reflexão sobre o dever social no […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em comemoração à Semana do Livro e da Biblioteca, a Biblioteca Central da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) está promovendo uma campanha para estimular o cuidado no manuseio das obras, com o intuito de preservar e conservar o acervo bibliográfico. A ideia é levar os usuários a uma reflexão sobre o dever social no trato e no cuidado com o patrimônio público e coletivo.
No local podem ser encontrados cartazes e marca-páginas que têm como objetivo conscientizar as pessoas sobre a preservação do livro e o bom uso do espaço da Biblioteca. Neste ano, a campanha é baseada no Estado da Arte na aquisição do conhecimento, sendo simbolizada por três grandes nomes das artes plásticas: Tarsila do Amaral, com a obra “Abaporu”, Renoir, com “Luncheon of the boating party”, e Van Gogh, com “Starry night”.
De acordo com a coordenadora da Biblioteca Central, Erondina Alves da Silva, os livros, pelo uso constante, já sofrem um desgaste natural, demonstrando, assim, que estão sendo bastante utilizados, o que é bom. No entanto, muitos têm sido propositadamente avariados, com páginas arrancadas, sublinhados, entre outros danos.
A Biblioteca Central possui uma Seção de Restauração e Preservação, onde são adotadas medidas preventivas para prolongar a longevidade dos livros, mas é ideal que todos os frequentadores do espaço evitem atitudes como as já citadas, para que os livros e periódicos durem mais tempo e possam ser consultados pelo máximo de pessoas.
Além do material de campanha impresso, quem visitar a Biblioteca por esses dias poderá ver uma pequena exposição de livros danificados, com mensagens que estimulam cuidados, e terá acesso a folders sobre “Espaços e serviços oferecidos” e “Guia Rápido do Usuário”, que informa como realizar buscar no sistema, localizar livros nas estantes e o quantitativo de obras a serem emprestadas.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.