Baseada em texto de Shakespeare, peça será apresentada a céu aberto em praça de Campo Grande
Os campo-grandenses vão conferir neste sábado (10), a partir das 19 horas, o espetáculo “Sua Incelença, Ricardo III”, do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, de Natal (RN). A montagem, patrocinada pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, levará à Praça do Radio, no centro da capital, o universo lúdico do picadeiro […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os campo-grandenses vão conferir neste sábado (10), a partir das 19 horas, o espetáculo “Sua Incelença, Ricardo III”, do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, de Natal (RN). A montagem, patrocinada pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, levará à Praça do Radio, no centro da capital, o universo lúdico do picadeiro de circo, dos palhaços mambembes e das carroças ciganas, criando um diálogo entre o sertão e a Inglaterra.
Dirigido pelo encenador Gabriel Villela, um dos mais importantes nomes do teatro contemporâneo, o espetáculo foi criado no Rio Grande do Norte, entre a capital (Natal) e a cidade de Acari, na região do Seridó, sertão potiguar que inspira a peça. A história se passa no final da Guerra das Rosas, marcada por batalhas pelo trono da Inglaterra, entre 1455 e 1485. À esta época Eduardo IV é rei, mas seu irmão Ricardo, Duque de Gloucester, planeja usurpar a coroa de qualquer forma, mesmo mentindo ou matando.
Com trilha inusitada, a pesquisa musical desenvolvida parte das “incelenças” (excelências), gênero tipicamente nordestino, usualmente atrelado aos costumes fúnebres da região, condição muito adequada à história de Ricardo e sua trajetória de assassinatos e traições rumo à coroa. Assim, a música nordestina se une ao rock clássico inglês, numa combinação que conecta a Inglaterra Elisabetana com o Nordeste brasileiro contemporâneo, com citações de bandas como Queen e Supertramp.
Depois de Campo Grande, o espetáculo segue para a cidade de Bonito, onde será encenado na segunda-feira (12/5) às 19h, na Praça da Liberdade, também com entrada franca.
Programa Petrobras Distribuidora de Cultura (PPDC)
O PPDC é a maior seleção pública para circulação de peças teatrais do país. Desde 2009, a BR já viabilizou a circulação de mais de 100 espetáculos teatrais, com mais de 850 apresentações em todos os estados, atingindo público superior a 300 mil pessoas. Com investimentos de R$ 15 milhões para o biênio 2013/2014, o programa teve um aumento de 30% no número de inscrições, somando 420 projetos, com destaque para o Nordeste, onde o número de inscritos cresceu 70%. O objetivo do PPDC é contemplar projetos teatrais não inéditos, relevantes dentro do cenário cultural brasileiro. Assim como nas outras edições, o programa conta com a parceria do Ministério da Cultura (MinC).
Serviço
- Espetáculo: Sua Incelença Ricardo III
- Dia e horário: 10/5 às 19h
- Local: Praça do Rádio – Av. Afonso Pena, Campo Grande/MS
- Dia e horário: 12/5 às 19h
- Local: Praça da Independência – Bonito/MS
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.