Aviões dos EUA lançam armamento e ajuda médica para curdos
Aviões dos Estados Unidos lançaram na madrugada desta segunda-feira armamento, munição e ajuda médica para o abastecimento das forças curdas que lutam na cidade de Kobane, no norte da Síria e próxima da fronteira com a Turquia, assediada há mais de um mês pelos jihadistas do EI (Estado Islâmico). O material, facilitado pelas autoridades curdas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Aviões dos Estados Unidos lançaram na madrugada desta segunda-feira armamento, munição e ajuda médica para o abastecimento das forças curdas que lutam na cidade de Kobane, no norte da Síria e próxima da fronteira com a Turquia, assediada há mais de um mês pelos jihadistas do EI (Estado Islâmico).
O material, facilitado pelas autoridades curdas do Iraque a fim de ajudar os combatentes curdos a resistir às tentativas do EI de tomar o controle dessa cidade estratégica, foi lançado por aviões C-130foi lançado por aviões C-130 da Força Aérea dos EUA, informou o Centcom (Comando Central americano).
Até o momento, as forças dos EUA fizeram mais de 135 bombardeios contra o EI em Kobane, o que, junto com a resistência no terreno, conseguiu conter o avanço do EI, além de matar centenas de seus membros e destruir ou danificar material de combate, afirmou o Centcom em comunicado.
Apesar de tudo, a situação continua sendo frágil em Kobane, que está sendo submetida a uma intensa ofensiva por parte do EI desde 16 de setembro e ainda pode cair nas mãos dos jihadistas, garantiu o comando americano.
Os lançamentos feitos hoje pelos aviões dos EUA fazem parte da operação para eliminar o EI e a ameaça que o grupo representa para a região e para a comunidade internacional.
A cidade curda de Kobane vem sendo cenário de duros combates entreos jihadistas do EI e as Unidades de Proteção do Povo Curdo (YPG, sigla em língua curda).
Situada no norte da província de Aleppo, Kobane é junto com Afrin, também em Aleppo, e Al Jazeera, na região nordeste de Al Hasaka, um dos três principais enclaves curdos do país.
Nos últimos dias, a situação quase não mudou no terreno, onde os jihadistas mantêm o controle de um terço da cidade, segundo várias fontes locais.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.