Audiência pública discute cemitérios públicos e serviços funerários da Capital
A Câmara Municipal promove audiência pública para debater sobre serviços funerários e a situação dos cemitérios públicos municipais que operam em seu limite de capacidade. A audiência será na quinta-feira (16), às 14 horas, na Casa de Leis. Convocada pelo vereador Eduardo Romero (PT do B), que preside a Comissão de Meio Ambiente da Câmara, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Câmara Municipal promove audiência pública para debater sobre serviços funerários e a situação dos cemitérios públicos municipais que operam em seu limite de capacidade. A audiência será na quinta-feira (16), às 14 horas, na Casa de Leis.
Convocada pelo vereador Eduardo Romero (PT do B), que preside a Comissão de Meio Ambiente da Câmara, e com adesão dos demais membros, a reunião deverá discutir além da questão da capacidade esgotada dos cemitérios existentes, serão abordados temas de saúde pública e meio ambiente, uma vez que com o sepultamento em covas o solo é contaminado com o necrochorume, líquido produzido pela decomposição dos cadáveres no cemitério, e que podem trazer problemas para a saúde humana e contaminação dos lençóis freáticos.
Um das alternativas em relação aos cemitérios públicos, o vereador sugeriu a construção de um crematório público. De acordo com Romero, o tratamento oferecido nos três cemitérios públicos de Campo Grande (Santo Amaro, Santo Antônio e São Sebastião, conhecido como Cruzeiro), não está mais atendendo as necessidades da população.
Outra denúncia que o vereador recebeu foi a de violação de sepulturas no cemitério Santo Amaro, além de esqueletos e corpos que estão expostos. Segundo Eduardo Romero, o problema começou depois que empresa terceirizada deixou de prestar serviço para a prefeitura e o município não tem mantido pessoas qualificadas cuidando do local.
Em junho do ano passado o parlamentar propôs projeto de lei para instalação de um crematório municipal, como alternativa à superlotação e más condições dos cemitérios da cidade.
Em fevereiro deste ano, foi publicada em Diário Oficial a concessão do serviço pelo período de 12 meses, a encargo da empresa privada Crematório Campo Grande LTDA. A publicação esclareceu que a instalação recebeu licença ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) para funcionar na Avenida Tamandaré, no loteamento Monte Alto.
Desde o ano passado o vereador destacou a necessidade de se pensar a modernização dos cemitérios, diante dos transtornos com espaço físico, saúde pública e a redução dos danos ambientais.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.