Atentados matam 31 e Egito declara emergência no Sinai
O Egito declarou estado de emergência por um período de três meses na Península do Sinai depois que dois ataques nesta sexta-feira mataram pelo menos 31 soldados na região. Os atentados provocaram a maior baixa para o Exército egípcio em décadas e evidenciaram o clima de tensão e instabilidade que domina o Sinai. Desde que […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Egito declarou estado de emergência por um período de três meses na Península do Sinai depois que dois ataques nesta sexta-feira mataram pelo menos 31 soldados na região. Os atentados provocaram a maior baixa para o Exército egípcio em décadas e evidenciaram o clima de tensão e instabilidade que domina o Sinai. Desde que um golpe militar derrubou o presidente Mohammed Mursi, apoiado pela Irmandade Muçulmana, no ano passado, a região se tornou um reduto de extremistas islâmicos.
No atentado mais grave, pelo menos 28 soldados morreram na explosão de um carro-bomba contra um posto militar na cidade de Al-Arish, no Norte do Sinai. Outras 25 pessoas ficaram feridas. Em outra ação, atiradores dispararam contra um posto de controle na mesma cidade, matando três militares. Atualmente, o Exército do Egito mantém uma ofensiva contra jihadistas no norte da Península. Por enquanto, nenhum grupo assumiu a autoria dos atentados.
Reação – A decisão de declarar o estado de emergência aconteceu depois de uma reunião urgente convocada pelo general Abdel Fatah Sisi, presidente do país desde o golpe militar. Segundo a televisão estatal, outra medida foi fechar a passagem de Rafah, fronteira entre o Sinai e a Faixa de Gaza. “O Exército e a polícia tomarão todas as medidas necessárias para barrar o perigo terrorista e o seu financiamento, para preservar a segurança da região e proteger a vida dos cidadãos”, disse o governo em comunicado.
No último grande atentado no Sinai, pelo menos onze policiais foram mortos em setembro em um ataque a bomba contra um comboio que passava na vila de Wefaq, perto da fronteira com Gaza. O grupo jihadista Ansar Beit al Maqdis reivindicou a autoria do atentando.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Golpe do voucher: falso restaurante avisa que campo-grandense ganhou vale e mulher é hackeada ao resgatar ‘prêmio’
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.