Após vexame em Copa América, Brasil é convidado para Mundial de Basquete

A Federação Internacional de Basquete (Fiba) confirmou a Seleção Brasileira entre as quatro equipes convidadas para a disputa do Mundial Masculino de Basquete, na Espanha. As seleções da Finlândia, Grécia e Turquia sãs as outras três convidadas para participar do torneio, que terá início no dia 30 de agosto. A vaga para a equipe dirigida […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Federação Internacional de Basquete (Fiba) confirmou a Seleção Brasileira entre as quatro equipes convidadas para a disputa do Mundial Masculino de Basquete, na Espanha. As seleções da Finlândia, Grécia e Turquia sãs as outras três convidadas para participar do torneio, que terá início no dia 30 de agosto.

A vaga para a equipe dirigida pelo argentino Ruben Magnano, 10ª colocada no ranking mundial, vem após vexame histórico na disputa da Copa América, disputada no ano passado na Venezuela. Na ocasião, a Seleção, que não contava com os jogadores que atuam na NBA, perdeu todas suas partidas no torneio, incluindo uma derrota de quase 30 pontos para o Canadá e um resultado negativo na última rodada contra a fraca Jamaica.

Além de Finlândia (39º lugar no ranking mundial), Turquia (7ª) e Grécia (5ª), outros dez países estavam na briga por uma vaga no Mundial: Rússia (6ª), China (12ª), Alemanha (14ª), Nigéria (18ª), Canadá (25ª), Venezuela (28ª), Israel (37ª), Polônia (40ª), Qatar (42ª) e Bósnia (57ª). A Itália e a Alemanha se recusaram a pagar uma contribuição para a fundação da Fiba que promove o basquete pelo mundo, um dos pedidos da entidade para participar da seleção de convidados.

Com a confirmação do convite, a Seleção Brasileira é uma das duas únicas (ao lado dos Estados Unidos) que jogou todas as 16 edições anteriores da competição. Este foi um dos principais argumentos dos brasileiros para ficar com o convite.

Após ficarem de fora da disputa da Copa América, alguns dos principais jogadores da Seleção Brasileira já declararam que participarão do Mundial de basquete, caso forem convocados. Nomes como os dos ala-pivôs Nenê Hilário (Washington Wizards), Thiago Splitter (San Antonio Spurs) e Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers), Vitor Faverani (Boston Celtics), além do ala-armador Leandrinho (Phoenix Suns) devem reforçar a equipe no torneio na Espanha.

Além de Brasil, Finlândia, Turquia e Grécia, outras 20 seleções participarão da competição: Angola, Argentina, Austrália, Coreia do Sul, Croácia, República Dominicana, Egito, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Irã, Lituânia, México, Nova Zelândia, Porto Rico, Senegal, Sérvia e Ucrânia.

Conteúdos relacionados