Apesar da ameaça de interdição na Copa, engenheiro compara Itaquerão a casa que ainda precisa de pintura
A ameaça de interdição do Ministério Público e as exigências do Corpo de Bombeiros para a Arena Corinthians parecem não causar preocupação para a abertura da Copa 2014. A 69 dias do pontapé inicial no Itaquerão, em São Paulo, a impressão pode até ser de que muito precisa ser feito, mas, para o engenheiro ouvido, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A ameaça de interdição do Ministério Público e as exigências do Corpo de Bombeiros para a Arena Corinthians parecem não causar preocupação para a abertura da Copa 2014. A 69 dias do pontapé inicial no Itaquerão, em São Paulo, a impressão pode até ser de que muito precisa ser feito, mas, para o engenheiro ouvido, as últimas obras do estádio são como a construção de uma casa que agora só precisa de uma pintura.
Diretor de Departamento de Engenharia do Habitat e Infraestrutura do Instituto de Engenharia, Roberto Kochen explica que os requisitos a serem tomados variam com o estágio da obra e isso deve ser feito rapidamente. Parte da construção chegou a ser interrompida no fim de semana após a terceira morte no Itaquerão, mas para a instalação de redes de proteção para trabalhadores que prestam serviços em altura — foi a oitava morte nos 12 estádios que serão usados na Copa.
“A construtora certamente está atenta para conseguir todas estas liberações. O Itaquerão tem várias obras em conjunto. O acesso pela radial Leste, por exemplo, era tímido e já está praticamente pronto. Não vejo motivo para não ficar pronto ou pronto com alguma restrição. A fase de fundação, as lajes e todas as instalações já foram feitas. É como ter de pintar uma casa. Com o acabamento, aparecem mais funcionários pela fase da obra.”
O promotor José Carlos de Freitas disse em nota na última quarta (2) que a Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo fará uma reunião na próxima semana com os dirigentes do Corinthians, da construtora responsável pela obra e com o Corpo de Bombeiros para tornar efetivas as medidas exigidas.
“A Promotoria, em caso de descumprimento ou cumprimento parcial dessas exigências, não descarta a adoção de medidas visando à interdição parcial da arena, mesmo durante a realização da Copa do Mundo 2014. Nessa hipótese, eventuais prejuízos causados aos adquirentes de ingressos, que poderão ser privados do direito de assistir aos respectivos jogos, deverão ser objeto de ações judiciais em face dos organizadores do evento e dos responsáveis pela construção da arena.”
De acordo com o último levantamento da construtora Odebrecht, 98,8% das obras foram concluídas. O gramado está completamente pronto, assim como as fachadas leste e oeste. Os assentos permanentes já ocupam mais de 85% dos espaços a eles destinados. A SPCopa informou em meados do mês passado que as obras do Complexo Viário de Itaquera estavam 89% concluídas.
Após dois anos e nove meses fechado, o Maracanã, no Rio de Janeiro, foi entregue para a Copa das Confederações apto a receber os jogos. No entorno do estádio, no entanto, era possível ver obras incompletas mesmo com a presença do público. A previsão é que o Itaquerão seja inaugurado em 15 deste mês, em um amistoso entre ídolos do passado e o atual time do Corinthians.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.