Antes no início dos campeonatos de futebol, MP toma medidas de segurança nos estádios

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) se reuniu com a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), comandantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar para definir a estratégia de segurança nos estádios de futebol para os campeonatos profissionais. As arenas esportivas que receberão jogos são objeto de Inquéritos […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) se reuniu com a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), comandantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar para definir a estratégia de segurança nos estádios de futebol para os campeonatos profissionais.

As arenas esportivas que receberão jogos são objeto de Inquéritos Civis em trâmite pelas 43ª e 25ª Promotorias de Justiça de Campo Grande.

Algumas ações de segurança já foram definidas. A primeira delas é a proibição do comércio e consumo de bebida alcoólica no interior e nas imediações dos estádios de futebol. Também será proibida a entrada de torcedor nos estádios portando qualquer material que represente perigo para os demais torcedores.

Além disso, serão realizadas vistorias nos estádios que irão abrigar jogos, em até três dias úteis antes da partida, com base no poder de polícia e independentemente de pedidos das partes interessadas. O objetivo será a fiscalização geral das condições da praça esportiva, de manutenção ou de alteração das condições descritas nos laudos de segurança (PM) e de prevenção e combate a pânico e incêndio (CBM).

Ainda serão definidas a presença de segurança privada no interior dos estádios de Campo Grande e a instalação e funcionamento de central técnica de informações, com infraestrutura para o monitoramento do público presente por imagem, nos estádios com capacidade superior a dez mil pessoas.

Também há um estudo sobre  o controle e a fiscalização do acesso do público ao estádio com capacidade para mais de dez mil pessoas por meio de monitoramento por imagem das catracas e o isolamento de parte das arquibancadas para torcidas de times adversários, com sanitários químicos e policiamento.

Os pedidos de vistorias em estádios de futebol deverão ser feitos no mínimo com 30dias de antecedência do vencimento dos laudos vigentes e a entrega ao MPMS de todos os laudos necessários e exigidos por lei com antecedência mínima de 30 dias à realização e ao início das próximas competições.

Conteúdos relacionados