ALL apresenta cronograma de serviços e Prefeitura de Corumbá suspende interdição

A interdição e a suspensão da inscrição municipal da América Latina Logística (ALL) foram canceladas e a companhia já pode retomar as operações em Corumbá. A liberação do embargo foi decidida nesta sexta-feira, 31 de janeiro, após os executivos da concessionária da malha férrea apresentarem à Prefeitura Municipal um cronograma para serviços de manutenção e […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A interdição e a suspensão da inscrição municipal da América Latina Logística (ALL) foram canceladas e a companhia já pode retomar as operações em Corumbá. A liberação do embargo foi decidida nesta sexta-feira, 31 de janeiro, após os executivos da concessionária da malha férrea apresentarem à Prefeitura Municipal um cronograma para serviços de manutenção e limpeza da área de entorno da ferrovia – que é de responsabilidade da companhia – e comprovar que as ações já tiveram início.

“Em razão de a ALL ter cumprido aquilo que estávamos exigindo na notificação, inclusive com cronograma das ações, fizemos um acordo e a Prefeitura vai acompanhar esse trabalho de manutenção. Em razão disso, a suspensão da inscrição e a interdição vão ser tornadas sem efeito e a empresa volta a operar normalmente na cidade de Corumbá”, afirmou o prefeito Paulo Duarte durante a reunião com os executivos da ALL Malha Oeste.

Na quarta-feira passada, dia 29, a Prefeitura declarou interditada e suspensa a inscrição municipal da ALL por descumprimento de notificação que dava 48 horas para a concessionária realizar a limpeza da faixa de domínio da malha ferroviária na área urbana da cidade.

No encontro entre a concessionária da ferrovia e o Executivo Municipal ficou acertada uma parceria. A ALL vai ceder para uso do Município os prédios onde funcionavam um armazém de carga e um hotel de trânsito. A empresa não os utiliza atualmente. “Vamos ocupar esses espaços que estão desocupados, para em parceria com a ALL, desenvolvermos projetos e ações de resgate cultural e histórico”, completou o chefe do Executivo Municipal. “Inicialmente a cessão deve ser por 20 anos, renováveis por mais 20”, enfatizou o prefeito.

Diretor de Relações Institucionais da América Latina Logística, Pedro Roberto de Oliveira, informou que a cedência dos espaços ainda precisam ser formalizados junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Uma reunião para discutir a formalização está prevista para 10 de fevereiro, com a direção do órgão em Brasília.

Almeida ainda informou que o projeto da Orla dos Ipês será avaliado pela ALL. Ele mesmo se comprometeu em viabilizar a área entre os bairros Aeroporto e Maria Leite, o mais rápido possível. “É um projeto que vai nos ajudar a preservar a faixa de domínio. Estamos juntos e vamos juntos à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao DNIT para viabilizar a liberação da área”, disse ao destacar que há toda uma situação de segurança que precisa ser observada com relação principalmente a distância com a linha férrea.

Serviços

Além da limpeza da faixa de domínio, a ALL também trabalha no pátio interno e na área de operação. A direção da empresa ainda anunciou que está contratando pessoas de Corumbá para compor uma equipe permanente de manutenção da malha ferroviária e promover o monitoramento constante em toda a linha férrea.

Conteúdos relacionados