Airbags e freios ABS passam a ser obrigatórios em carros fabricados no Brasil
Montadoras terão que equipar carros novos a partir de 2014; equipamentos vão contribuir para diminuir número de vítimas de acidentes. Os air bags (bolsas que inflam para amenizar impacto de batida) e os freios ABS (que evitam o travamento das rodas) serão obrigatórios nos automóveis produzidos no Brasil a partir de 2014. A decisão do […]
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Montadoras terão que equipar carros novos a partir de 2014; equipamentos vão contribuir para diminuir número de vítimas de acidentes.
Os air bags (bolsas que inflam para amenizar impacto de batida) e os freios ABS (que evitam o travamento das rodas) serão obrigatórios nos automóveis produzidos no Brasil a partir de 2014.
A decisão do governo mantém as resoluções 311 e 312 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determinam que estes itens de segurança sejam obrigatórios em todos os carros fabricados no Brasil a partir deste 1º de janeiro, sem exceção.
O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, afirma que a decisão do Contran elevará o padrão de segurança dos veículos. A medida, segundo ele, vai preservar vidas.
“Já perdemos muitas vidas no trânsito. Estes equipamentos efetivamente têm contribuído para diminuir as vítimas de acidentes”, disse.
“Vamos ter no Brasil um novo momento, um momento de um padrão de veículos que tem segurança. Foi uma conquista de toda a sociedade brasileira.”
Para o ministro, a adoção desses equipamentos é o mínimo a ser feito em termos de segurança veicular.
Em outros países, segundo ele, os veículos já saem de fábrica com outros equipamentos como airbags nas laterais.
Cuidados com o air bag frontal
O air bag é um dispositivo de segurança complementar ao cinto de segurança.
O cinto garante a retenção necessária para que o Air Bag venha a atuar com eficácia, além de garantir a correta trajetória do ocupante na direção da bolsa de ar.
Esse dispositivo não é projetado para acionar em qualquer tipo de colisão. O parâmetro de controle de acionamento do air bag está associado à desaceleração do veículo, ao ângulo de colisão e ao risco de lesão grave ou fatal.
Devido à alta velocidade de acionamento, o air bag pode causar lesões graves ou fatais caso o ocupante não esteja em uma posição correta. Portanto:
Não dirija muito perto do volante.
Mantenha os braços posicionados na posição correta no volante.
Não posicione o banco muito próximo do painel de instrumentos.
Não fique com os pés em cima do painel.
Nunca deixe objetos no colo e/ou na boca, crianças e animais entre você e o air bag, pois no caso de acidente as lesões serão agravadas.
Conheça aqui a cartilha informativa do Contran e saiba mais sobre o uso do air bag.
Como funciona o freio ABS
O ABS é um sistema de segurança que impede o bloqueio das rodas durante uma frenagem de emergência, evitando que o motorista perca o controle sobre o veículo.
Em situações de emergência, ao tentar evitar uma colisão, normalmente o condutor atua com força sobre o pedal de freio, causando o bloqueio total das rodas.
O bloqueio das rodas implica na perda de aderência do pneu com o solo. Nestas situações, o veículo fica fora do controle, pois não obedece ao comando do volante.
Com freio ABS, o motorista é capaz de frear e desviar do obstáculo ao mesmo tempo, minimizando a perda de controle do veículo.
Ao frear no meio de uma curva ou sobre superfícies escorregadias o sistema atua para que o bloqueio das rodas não aconteça.
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