Zoneamento prevê plantio da safrinha entre janeiro e março em MS

Portaria da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que foi publicada na edição desta sexta-feira (29), do Diário Oficial da União, determina o Zoneamento Agrícola de Risco Climático para o milho segunda safra (safrinha), em Mato Grosso do Sul. O zoneamento é valido para o ciclo 2013/2014 e projeta […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Portaria da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que foi publicada na edição desta sexta-feira (29), do Diário Oficial da União, determina o Zoneamento Agrícola de Risco Climático para o milho segunda safra (safrinha), em Mato Grosso do Sul.

O zoneamento é valido para o ciclo 2013/2014 e projeta que o plantio em condições de baixo risco climático para o bom desenvolvimento da cultura deverá ocorrer no estado entre 1º de janeiro e 10 de março de 2014.

Conforme a portaria, a identificação do período mais propício a safrinha em Mato Grosso do Sul foi feita com base em análises térmicas e hídricas, que levaram em conta entre outros aspectos: a precipitação, evapotranspiração, ciclos e fases das cultivares e a capacidade de água disponível dos solos.

A portaria ressalta ainda a importância do zoneamento de risco climático para a cultura lembrando que a produtividade do segundo ciclo do milho pode ser bastante afetada pelo regime de chuvas e por limitações de radiação solar e de temperatura na fase final do seu ciclo.

Por fim, o documento destaca que a estimativa de outubro da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safrinha em Mato Grosso do Sul aponta que a produção pode chegar a 7,45 milhões de toneladas neste ciclo.

Conteúdos relacionados