Vettel vence a oitava seguida e quebra recorde de Schumi; Massa é o 13º

Tetracampeão da Fórmula 1 por antecipação, o alemão Sebastian Vettel aproveitou o GP dos Estados Unidos deste domingo para bater mais um recorde. O piloto da Red Bull venceu de ponta a ponta e conquistou sua oitava vitória seguida no campeonato, superando a sequência que Michael Schumacher conseguiu em 2004. Sobrando na pista e sem […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Tetracampeão da Fórmula 1 por antecipação, o alemão Sebastian Vettel aproveitou o GP dos Estados Unidos deste domingo para bater mais um recorde. O piloto da Red Bull venceu de ponta a ponta e conquistou sua oitava vitória seguida no campeonato, superando a sequência que Michael Schumacher conseguiu em 2004.

Sobrando na pista e sem ser ameaçado em nenhum momento, Vettel dominou uma corrida morna no Circuito das Américas, sem muitas trocas de posição em relação ao grid de largada. A maior disputa foi protagonizada por Romain Grosjean, da Lotus, e Mark Webber, da Red Bull. Nas voltas finais, o francês se defendeu bem e manteve a segunda posição.

O GP dos Estados Unidos foi a penúltima corrida de Felipe Massa na Ferrari, mas o brasileiro só tem motivos para se esquecer deste final de semana. Assim como já havia acontecido nos treinos, seu carro não se mostrou competitivo e ele acabou com uma modesta 13ª colocação. Fernando Alonso, mesmo reclamando de dores nas costas, acabou em quinto.Confira aqui o resultado completo.

Em uma prova no maior estilo “procissão”, a troca de posição mais relevante aconteceu logo na largada, com Grosjean ultrapassando Webber. O australiano caiu para quarto, mas conseguiu ultrapassar Hamilton na volta 13, em uma bela manobra com a ajuda da asa móvel traseira.

Alonso também precisou recuperar posições na pista, e conseguiu deixar Sergio Perez para trás após ser ultrapassado nas primeiras voltas. Já na segunda metade da corrida, ele conseguiu outra manobra de efeito, desta vez em cima de Nico Hulkenberg. Na última volta, o espanhol voltou a mostrar habilidade ao dar um “X” no alemão da Sauber, mantendo a quinta posição.

Massa foi outro que conseguiu suas ultrapassagens. Após perder três posições na largada, o brasileiro se recuperou logo em seguida, antes que uma batida de Adrian Sutil causasse a entrada do safety car por quatro voltas. Já no finzinho, Felipe acertou uma manobra sobre Pastor Maldonado e em seguida se firmou no 14º lugar. Com um erro de Esteban Gutierrez na última volta, terminou em 13º.

Assim como no ano passado, a maioria dos pilotos optou pela estratégia de apenas uma parada. Massa foi uma das exceções. O brasileiro parou na volta 22 e, graças a um bom trabalho de sua equipe, conseguiu voltar à frente de Button, com quem disputava a posição. Querendo arriscar em busca de um melhor desempenho, Felipe voltou aos pits na 39ª volta para terminar com um novo jogo de pneus médios, o que não adiantou muito.

Vettel precisou parar apenas uma vez, e não teve problemas para manter a liderança na volta dos boxes. O alemão completou as 56 voltas em ritmo de passeio, sempre mantendo mais de dez segundos em relação ao segundo colocado.

Com uma sequência perfeita desde a volta das férias do verão europeu, Vettel fez história ao superar o recorde de Michael Schumacher, que conseguiu sete vitórias consecutivas na temporada de 2004.

O piloto da Red Bull ainda pode ampliar esse recorde se conseguir o nono triunfo seguido no GP do Brasil, que encerra o campeonato no próximo dia 24 de novembro. Caso vença em Interlagos, Vettel também igualará a marca histórica de 13 vitórias de Schumacher em 2004.

Conteúdos relacionados