Uruguai bate Argentina e agora decidirá vaga na Copa na repescagem
A seleção uruguaia, após oito anos, voltou a vencer a Argentina, nesta terça-feira por 3 a 2, em Montevidéu, mas o resultado não foi suficiente para garantir vaga direta na Copa do Mundo, obrigando assim aos campeões mundiais de 1930 e 1950 a disputaram repescagem contra a Jordânia. A Celeste precisava ter vencido por cinco […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A seleção uruguaia, após oito anos, voltou a vencer a Argentina, nesta terça-feira por 3 a 2, em Montevidéu, mas o resultado não foi suficiente para garantir vaga direta na Copa do Mundo, obrigando assim aos campeões mundiais de 1930 e 1950 a disputaram repescagem contra a Jordânia.
A Celeste precisava ter vencido por cinco gols de diferença, já que os equatorianos perderam para o Chile, em Santiago por 2 a 1, ficando ainda com saldo de gols superir. Com os resultados, as duas seleções, além de Argentina e Colômbia, são as quatro classificadas do continente para o Mundial do Brasil.
No jogão de hoje, os gols dos donos da casa foram marcados por Cristian Rodríguez, Luis Suárez e Edinson Cavani. Maxi Rodríguez, duas vezes, descontou para os visitantes, que já tinham o primeiro lugar das Eliminatórias sul-americanas assegurado.
Com a vitória, o Uruguai chegou aos 25 pontos, mas ficou com saldo de gols zero. Logo a frente, com a mesma pontuação terminou o Equador, na última posição da zona de classificação para a Copa. A Tri, no entanto, ficou com saldo quatro.
Em novembro, primeiro no dia 13 ou 14 a seleção terceira colocada na Copa de 2010 visitará a Jordânia. No dia 20, será a vez do jogo de volta, no estádio Centenário.
Nas escalações, a Argentina goleou o Uruguai no quesito desfalques, afinal, veio para o jogo sem peças importantes como Messi, Higuaín, Agüero, Di María e Mascherano. Assim, jogadores como Lamela, Biglia, Augusto Fernández, entre outros, ganharam chance de entrar em campo.
Na Celeste, a única mudança aconteceu por causa da suspensão de Gargano. No lugar do atleta do Parma, quem entrou foi Stuani. Entre os titulares, alguns velhos conhecidos de times brasileiros: Lugano, ex-São Paulo, Arévalo Ríos, ex-Botafogo e Fucile, ex-Santos.
Com fome de gol para tentar colocar pressão em chilenos e equatorianos, os donos da casa logo foram para cima, e chegaram ao gol aos 6 minutos do primeiro tempo. Após bola cruzada na área, a zaga argentina vacilou e a bola sobrou para Cristian Rodríguez, que encheu o pé e abriu o placar da partida.
O êxtase dos donos da casa durou pouco, mais precisamente até os 14 minutos do primeiro tempo. Após jogada de Palacio na direita, Augusto Férnandez ajeitou com o peito para tentar finalizar, mas a bola escapou e sobrou para Maxi Rodríguez, que bateu forte na saída de Muslera para empatar.
Os gols acabaram esfriando o ritmo do jogo, fazendo sumirem as chances de gol. Só aos 31 minutos houve momento de emoção, quando Suárez cobrou escanteio, Cavani cabeceou quase da marca do pênalti e parou em ótima defesa de Romero.
Dois minutos depois, o árbitro brasileiro Marcelo de Lima Henrique resolveu esquentar o jogo e marcou pênalti polêmico de Domínguez em Suárez. O próprio atacante foi para a cobrança, em que a bola quase foi defendida pelo goleiro argentino, mas acabou morrendo no fundo das redes.
A vantagem no placar durou pouco, e curiosamente, segundos após o ser anunciado no estádio que o Chile vencia o Equador por 1 a 0, o que dava esperanças ao Uruguai garantir vaga direta na Copa, Maxi Rodríguez recebeu na área, se livrou da marcação e bateu forte para o fundo das redes, empatando o jogo.
Antes do fim do primeiro tempo, outro lance de emoção, quando Cavani apareceu na entrada da área após cobrança de falta da direita, se livrou da marcação e testou à esquerda do gol defendido por Romero.
Na segunda etapa, já com o meia Ramírez no lugar do volante Diego Pérez, logo no primeiro minuto os uruguaios assustaram, quando em cruzamento da esquerda, a bola passou perigosamente na frente do gol argentino, sem que ninguém conseguisse finalizar.
Pouco depois, aos 4 minutos, em contra-ataque mortal, a Celeste voltou a ficar na frente do placar, quando Suárez disparou pela esquerda, lançou Cavani que soltou uma bomba ainda da entrada da área, para marcar 3 a 2.
A mil por hora, os uruguaios passaram a pressionar em busca de tornar o placar mais elástico. Na base do contra-ataque, primeiro Biglia salvou gol quase certo de Cavani, depois, Suárez desperdiçou chance dentro da área, ao tentar encobrir Romero e jogar bola por cima da trave.
Aos 20 minutos, foi a vez de Romero evitar que os visitantes ampliassem o placar, quando Maxi Pereira finalizou. Logo em seguida, foram duas bolas na trave do goleiro argentino, primeiro em chute de Stuani e depois de Cristian Rodríguez.
O meia Rodríguez, do Atlético de Madrid, aliás, teve ótima oportunidade aos 30 minutos, quando após cobrança de falta ensaiada, ficou frente a frente com Romero, mas acabou chutando por cima do gol argentino.
Como em Santiago, o Equador descontou, diminuindo o placar do jogo contra o Chile para 2 a 1, faltavam improváveis quatro gols para que os uruguaios conseguissem a classificação direta para a Copa do Mundo.
No fim das contas, apesar de toda a garra dos donos da casa, a rede não voltou a balançar nem em Montevideu, nem em Santiago, e apesar da expressiva vitória sobre os argentinos, depois de oito anos, só restou a Celeste se contentar com a disputa da repescagem, última chance de garantir vaga no Mundial do Brasil.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.