‘Turma do Bem’ fará mega triagem odontológica em Corumbá

Corumbá pode entrar para o Guinness, livro dos recordes, ao participar da ação de mega triagem que será promovida pela OSCIP “Turma do Bem” e a empresa Oral-B no dia 18 de março. Em várias cidades do Brasil, e em outros 10 países da América Latina e Portugal, dentistas voluntários estarão identificando crianças e adolescentes […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Corumbá pode entrar para o Guinness, livro dos recordes, ao participar da ação de mega triagem que será promovida pela OSCIP “Turma do Bem” e a empresa Oral-B no dia 18 de março. Em várias cidades do Brasil, e em outros 10 países da América Latina e Portugal, dentistas voluntários estarão identificando crianças e adolescentes de baixa renda, com idade entre 11 e 17 anos, que necessitam de tratamento odontológico.

Os jovens selecionados serão encaminhados para cirurgiões-dentistas voluntários do projeto “Dentista do Bem”, que farão todo o tratamento gratuitamente até que eles completem 18 anos.

A cirurgiã-dentista, Renata Vaz, coordenadora do projeto “Dentista do Bem”, em Corumbá, informou ao Diário que o local para a triagem ainda está sendo pesquisado com o propósito de atender alguma comunidade ou instituição mais necessitada do atendimento, inclusive ela disse aceitar sugestões da população que podem ser enviadas para o e-mail: [email protected] ou pelo telefone (67) 9974-5378.

Detecção e tratamento

Segundo ela, a ação contará com profissionais voluntários já inscritos na OSCIP. O processo é simples, rápido e não invasivo: o dentista faz um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família.

Após a triagem, é elaborado um pequeno dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado.

Arquivo/Diário

Turma do Bem desenvolve desde junho de 2011, em comunidades carentes de Corumbá, ações de detecção de problemas e tratamento odontológico

A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento; para facilitar o acesso, a TdB encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.

Os dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes selecionados até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.

Turma do Bem

A Turma do Bem desenvolve desde junho de 2011, em comunidades carentes de Corumbá, ações de detecção de problemas e tratamento odontológico. No ano passado, as ações foram levadas para as cidades bolivianas fronteiriças de Puerto Suárez e Puerto Quijarro. Ainda em 2012, a cirurgiã-dentista Renata Vaz integrou a lista dos dez melhores dentistas do mundo, divulgada pela Oscip Turma do Bem, pelos trabalhos realizados em Corumbá.

A TdB – Turma do Bem é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fundada em 2002, que tem como missão mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade.

O Dentista do Bem é o principal projeto da TdB e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem crianças e adolescentes de baixa renda. Atualmente, conta com a maior rede de voluntariado especializado do mundo. São quase 14 mil dentistas voluntários espalhados por todo o País – em mais de 900 municípios dos 26 Estados e Distrito Federal.

O projeto também está presente em Portugal e dez países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela. Mais de 200 mil crianças e adolescentes passaram pelas triagens do projeto e 30 mil já foram encaminhadas ao dentista.

Conteúdos relacionados