Traficante diz que facções criminosas se infiltraram em protestos de rua
Membros das principais facções criminosas do Rio de Janeiro e de São Paulo teriam se infiltrado em protestos populares para minar projetos de governo, segundo publicou nesta quarta o jornal O Dia. A suspeita é de que os criminosos tenham tentado prejudicar o projeto das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), que desde 2008 retoma territórios […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Membros das principais facções criminosas do Rio de Janeiro e de São Paulo teriam se infiltrado em protestos populares para minar projetos de governo, segundo publicou nesta quarta o jornal O Dia. A suspeita é de que os criminosos tenham tentado prejudicar o projeto das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), que desde 2008 retoma territórios em favelas da capital fluminense. As facções também influenciaram passeatas contra o governador Sérgio Cabral (PMDB) e atacaram a tiros o Desafio da Paz, corrida de rua ocorrida em maio, no Complexo do Alemão.
Um suposto acordo entre o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC) foi revelado pelo traficante Rodrigo Prudêncio Barbosa, o Gordinho, à Divisão de Homicídios (DH) e à Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) em depoimento dentro do Complexo Penitenciário de Gericinó e publicadas no fim de semana pela revista Veja.
Gordinho acusou comparsas de se infiltrar nas passeatas contra o governador Sérgio Cabral, ajudando a desestabilizar a administração que criou as UPPs. Segundo ele, “playboys viciados” recebem drogas e os bandidos infiltrados alimentam o vandalismo nos atos.
Ainda segundo o traficante, o ataque no Complexo do Alemão, em maio, foi para mostrar aos líderes do CV presos em unidades federais que seria iniciada uma ofensiva contra as UPPs.
Segundo Gordinho, após a implantação das UPPs, os traficantes cariocas ficaram devendo dinheiro ao PCC. Quando a dívida foi paga, o acordo entre as duas fações voltou a ser oficial. Gordinho teria falado sobre as ações das facções por estar “marcado para morrer”. Com o depoimento, ele recebeu proteção e trocou de presídio.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.