Taylor Swift ganha prêmio principal no American Music Awards

A cantora country-pop Taylor Swift foi o destaque do American Music Awards, no domingo, levando para casa quatro troféus, inclusive o de artista do ano, numa cerimônia que reuniu alguns dos maiores nomes da música pop para a entrega de prêmios decididos pelos fãs. Swift, de 23 anos, derrotou Justin Timberlake, Rihanna, Bruno Mars e […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A cantora country-pop Taylor Swift foi o destaque do American Music Awards, no domingo, levando para casa quatro troféus, inclusive o de artista do ano, numa cerimônia que reuniu alguns dos maiores nomes da música pop para a entrega de prêmios decididos pelos fãs.

Swift, de 23 anos, derrotou Justin Timberlake, Rihanna, Bruno Mars e Macklemore & Ryan Lewis, recebendo assim pela terceira vez o prêmio de artista do ano — um recorde nessa categoria. Ela também ganhou como melhor artista feminina de pop/rock, artista country feminina e álbum country do ano, o melancólico “Red”.

“Isso valida que, se você votou, nós estamos na fossa do mesmo jeito, e nos apaixonamos do mesmo jeito, e ficamos felizes do mesmo jeito, e se você escutar, estamos na mesma página… estamos nessa juntos”, disse Swift, sem fôlego, ao receber o prêmio final.

Timberlake, de 32 anos, que voltou aos holofotes musicais em 2013 com “The 20/20 Experience” após um hiato de cinco anos, foi indicado em cinco categorias e ganhou três, incluindo de artista masculino de pop/rock. Ele cantou “Drink You Away” ao vivo com sua banda, a Tennessee Kids.

A novata banda de hip-hop Macklemore & Ryan Lewis, que liderava em número de indicações (seis), ficou com dois troféus, inclusive o de melhores artistas de rap/hip-hop. Eles usaram o discurso para tratar de uma questão social.

“Quero homenagear Trayvon Martin e as centenas e centenas de garotos que morrem todos os anos devido à discriminação racial… É hora de olharmos para a juventude e combatermos o racismo e as leis que o protegem”, disse Macklemore.

Martin, um adolescente negro, foi morto em 2012 por um morador de um condomínio da Flórida que desconfiou dele. Martin estava desarmado, e o caso provocou grande repercussão, mas o autor do disparo, um hispânico branco, foi absolvido.

Os indicados e vencedores do American Music Awards são escolhidos pelo público, em votação via Internet. A cerimônia de entrega, realizada no teatro Nokia, em Los Angeles, e transmitida pela ABC, durou três horas.

A “boy band” britânica One Direction –que teve fãs enlouquecidas tentando ver os rapazes no tapete vermelho da entrada– derrotou Swift e Timberlake na disputa por melhor álbum de pop/rock, com “Take Me Home”, e também ganharam o troféu de melhor grupo de pop/rock.

Outros vencedores incluíram Luke Bryan (artista country masculino), o DJ sueco Avicii (artista de dance music) e o cantor Marc Anthony (artista latino).

Rihanna, de 25 anos, apresentada pelo humorista político Bill Maher como “a voz do século 21”, ganhou o primeiro troféu por conjunto da obra na história do AMA, o chamado prêmio Ícone.

Quem entregou o troféu à artista –que usava um decote abismal– foi a mãe dela, Monica Fenty, que destacou a maneira como Rihanna soube superar adversidades sendo “tão forte, tão positiva, tão humilde e tão focada”.

Outros artistas que se apresentaram na cerimônia foram Katy Perry, Lady Gaga, Miley Cyrus e Christina Aguilera. Uma ausência notável foi a de Justin Bieber, grande ganhador do ano passado, mas que não foi indicado em nenhuma categoria neste ano.

Conteúdos relacionados