Sul-mato-grossense é agraciado com a mais alta distinção do Exército Brasileiro

O subtenente do Exército, Carlos Alberto Lopes, natural de Aquidauana, atualmente servindo na 2ª Divisão de Exército, em São Paulo (SP), foi agraciado no último dia 19 de abril com a imposição da Ordem do Mérito Militar, no grau de Cavaleiro. Com a presença do comandante militar do Sudeste, autoridades civis e militares, a cerimônia […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O subtenente do Exército, Carlos Alberto Lopes, natural de Aquidauana, atualmente servindo na 2ª Divisão de Exército, em São Paulo (SP), foi agraciado no último dia 19 de abril com a imposição da Ordem do Mérito Militar, no grau de Cavaleiro.

Com a presença do comandante militar do Sudeste, autoridades civis e militares, a cerimônia de entrega da condecoração ocorreu durante a solenidade de comemoração dos 365 anos do Exército Brasileiro, no Quartel-General do Ibirapuera, na capital paulista.

A referida concessão foi assinada por Decreto da presidenta Dilma Rousseff, sendo publicada no Diário Oficial da União nº 75, de 19 de abril de 2013.

Filho do casal aquidauanense Andrade Lopes e Cecília Paulino Lopes, o subtenente Carlos Alberto Lopes já serviu, por várias vezes, no 9º Batalhão de Engenharia de Combate – Batalhão Carlos Camisão. Ao receber a condecoração, foi bastante cumprimentado por familiares e amigos que residem na Princesa do Sul.

Ordem do Mérito

A Ordem do Mérito Militar foi criada pelo Decreto nº 24.660, de 11 de julho de 1934, e regulamentada pelo Decreto nº 3522, de 26 de junho de 2000. A comenda é concedida a militares do Exército, da Marinha, da Aeronáutica e das Forças Auxiliares, assim como a militares estrangeiros, cidadãos nacionais e estrangeiros que, pelos serviços prestados à sociedade e ao Exército se tenham tornado credores de homenagem especial do Exército.

A insígnia da Ordem é constituída por uma cruz, no modelo da tradicional Cruz de Aviz, com quatro braços iguais. É a mais elevada distinção honorífica do Exército Brasileiro.

Por isso, o dia em que se comemora o Dia do Exército Brasileiro é considerado a data oficial para a entrega de tão significativa condecoração.

Conteúdos relacionados