Secretário do Futebol lamenta briga e diz que fim de organizadas não resolve
A briga generalizada entre torcedores de Atlético-PR e Vasco foi assunto na abertura do Footecon, fórum esportivo realizado no Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira. Representante do governo, o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Antônio José Carvalho do Nascimento Filho, classificou o confronto de Joinville como um ‘vexame’, mas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A briga generalizada entre torcedores de Atlético-PR e Vasco foi assunto na abertura do Footecon, fórum esportivo realizado no Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira. Representante do governo, o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Antônio José Carvalho do Nascimento Filho, classificou o confronto de Joinville como um ‘vexame’, mas disse que a extinção das organizadas não é a solução.
“A solução não é exterminar. Temos entre 1 e 2 milhões de torcedores em organizadas no Brasil. Não acredito que sejam 2 milhões de bandidos. Mas os clubes têm responsabilidade, as federações têm responsabilidade, o governo tem responsabilidade. A gente tem mania de achar que tem que criar novas leis, mas ela está lá, é só cumprir. Tivemos três presos apenas”, criticou o secretário na abertura do evento.
Toninho Nascimento também confirmou que o Ministério do Esporte fará uma reunião com diversas entidades na próxima quinta-feira para traçar diretrizes para resolver o problema da violência. CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público, CNJ (Conselho Nacional de Justiça), CBF, clubes, federações e a PGR (Procuradoria Geral da República) foram convidados para o encontro em Brasília.
“O governo está preocupado com o que aconteceu. É um vexame. É inadmissível o que está acontecendo. Hoje recebi a ligação de vários líderes de organizadas preocupados, achando até que o melhor caminho é a punição total das torcidas envolvidas. Preocupados que se coloquem todos no ‘mesmo saco’”, declarou Nascimento.
No jogo do último domingo, torcedores de Atlético-PR e Vasco começaram a brigar nas arquibancadas do estádio, que contava apenas com seguranças contratados do lado de dentro. Quatro pessoas foram encaminhadas para o hospital – apenas uma segue internada – e outras três foram detidas e transferidas para o presídio regional de Joinville.
O secretário, porém, defendeu que as torcidas envolvidas no confronto sejam identificadas e punidas. Ele também criticou a estratégia adotada para a partida na Arena Joinville e disse que a presença da polícia dentro dos estádios é necessária.
“Acho que as torcidas que participaram, e claramente é possível saber quais foram, têm que ser punidas duramente. E Joinville tem que ser usado como exemplo do que não fazer, de tudo que foi errado. Quatro seguranças para separar uma torcida, quatro para outra, em um jogo com histórico de confronto é algo inacreditável. Tem que conhecer e estudar futebol, não pode tratar como improviso”.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.