São Paulo pega Católica contra ‘adeus’ de Ceni em jogos internacionais

A competitividade marcante de Rogério Ceni reforça a seriedade com que o São Paulo deve encarar a partida desta quarta-feira, às 21h50, contra a Universidad Católica (CHI), pelas oitavas de final da Sul-Americana. Sobretudo porque pode estar em jogo o fim de uma trajetória vencedora para o goleiro. Por ironia do destino, será em uma […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A competitividade marcante de Rogério Ceni reforça a seriedade com que o São Paulo deve encarar a partida desta quarta-feira, às 21h50, contra a Universidad Católica (CHI), pelas oitavas de final da Sul-Americana. Sobretudo porque pode estar em jogo o fim de uma trajetória vencedora para o goleiro.

Por ironia do destino, será em uma cidade de nome Santiago, como na estreia, que o capitão vai lutar para não fazer sua última partida internacional pelo clube, já que o atleta já disse que pretende se aposentar no fim deste ano. Com o 1 a 1 do primeiro jogo, o São Paulo precisa vencer o jogo ou empatar por 2 a 2 ou mais para ficar com a vaga. Se o resultado se repetir, a decisão será nos pênaltis.

A primeira partida de Ceni pelo São Paulo foi também sua estreia em jogos internacionais, no ano de 1993. Pelo Troféu Santiago de Compostela, o Tricolor enfrentou o Tenerife (ESP) na estreia e a vitória de 4 a 1 abriu caminho para o primeiro título da carreira do capitão como titular da meta do clube.

Na época com 20 anos de idade, Ceni não poderia imaginar que obteria tamanho sucesso neste tipo de disputa. Desde então, foram 187 jogos internacionais com a camisa do São Paulo, embates que renderam as principais glórias da parceria, na conquista de uma Libertadores e um Mundial em 2005, no auge da carreira do camisa 01.

Em caso de triunfo no confronto desta quarta Ceni também melhora seu desempenho internacional este ano, que foi muito ruim. Na Libertadores, a competição pela qual o goleiro e todos os são-paulinos são obcecados, a equipe passou vergonha ao cair nas oitavas de final com uma goleada de 4 a 1 para o Atlético-MG, o campeão do torneio.

A possibilidade do bicampeonato na Sul-Americana também empolga àqueles que convivem com o goleiro e ainda nutrem esperanças de vê-lo mudar de ideia e continuar no futebol em 2014. Acreditam que esta é a única chance, já que a equipe voltaria a disputar a Libertadores ano que vem, algo que poderia motivar o goleiro a seguir.

De qualquer forma, continuar no torneio seria um combustível para o fim de carreira do Mito e poderia fechar o ano com taça levantada, como ele se acostumou a fazer. Por tudo isso, o jogo é sério e Muricy não deve poupar jogadores. Ele terá a volta de Rodrigo Caio, que cumpriu suspensão no último jogo. O lateral-esquerdo Reinaldo e o atacante Luis Fabiano, por outro lado, foram preservados da viagem e ficaram em São Paulo.

Na Católica, o único desfalque é o zagueiro Enzo Andia, que vai cumprir suspensão. Ele será substituído por Biskupovic. A equipe da casa lidera o campeonato chileno, mas luta para chegar o mais longe possível no torneio continental.

Conteúdos relacionados