São Gabriel do Oeste amplia rede coletora de esgoto

Transformar São Gabriel do Oeste em cidade modelo no saneamento na região e no estado vem sendo o objetivo da atual administração. Uma grande obra em execução na cidade vai colocar o município com maior poder de saneamento realizado na Região Norte do estado. A ampliação da Rede Coletora Esgoto da Sub-Bacia B que se […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Transformar São Gabriel do Oeste em cidade modelo no saneamento na região e no estado vem sendo o objetivo da atual administração. Uma grande obra em execução na cidade vai colocar o município com maior poder de saneamento realizado na Região Norte do estado.

A ampliação da Rede Coletora Esgoto da Sub-Bacia B que se estende por diversas ruas do município. Entre as beneficiadas estão: Rua Estudante Elias Borgman, no trecho que corresponde da Rua Elvino Ramos Nogueira até a Avenida Primo Maffissoni, Rua Boa Ventura Ferreira Rosa, da Elvino Ramos Nogueira até a Pernambuco, Rua João Rodrigues de Miranda, entre as Ruas Elvino Ramos Nogueira e Avenida Primo Maffissoni, além da Rua Martimiano Alves Dias, que se estende da Rua Elvino Ramos Nogueira até a Rua Alagoas, e por fim a Avenida Getúlio Vargas em dois pontos, o primeiro compreende a Elvino Ramos Nogueira até a Paraná e o segundo, da Alagoas até a Avenida Primo Maffissoni.

As obras fecham o chamado quadrilátero da cidade que, com 20.652 metros de rede e 1526 ligações domiciliares que prevê em sua carga de utilização máxima atender até 12.144 habitantes da região sul da cidade.

É importante relatar que toda comunidade beneficiada por sistema público de abastecimento de água, quando não é feita a coleta, essas águas acabam poluindo o solo, contaminando as águas superficiais e freáticas e frequentemente passam a escoar pelas valas e sarjetas, constituindo-se em perigosos focos de disseminação de doenças.

A implantação de um sistema de esgotamento sanitário de um bairro populoso como o que está sendo beneficiado em São Gabriel do Oeste, o governo do prefeito Adão Unirio Rolim pretende: Conservação de recursos naturais, das águas em especial; coleta e afastamento rápido e seguro do esgoto sanitário; eliminação de focos de poluição e contaminação, assim como de aspectos estéticos desagradáveis, com o intuito de promover o desenvolvimento urbano de forma harmônica e melhorar a qualidade de vida dos são-gabrielenses.

Esta obra de Ampliação da rede coletora de esgoto de São Gabriel do Oeste que está sendo implantado na área urbana do município, sendo composto por rede coletora de esgoto sanitário em tubo coletor esgoto PVC e diâmetro variável entre 150 e 300 mm, além de ligação de esgoto domiciliar e construção de unidades sanitárias para beneficiários que não possuem.

Os recursos na ordem de R$ 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais), aplicados na realização destes serviços são provenientes da abertura de chamada Funasa/PAC II onde a Prefeitura de São Gabriel do Oeste se habilitou em 2011 que está sendo executada agora.

O prefeito Adão Rolim falou da importância dessa obra para os moradores. “São obras complementares, melhorias no sistema de esgoto da cidade, mas, mais que isso essa obra trará dignidade, respeito e melhores condições de vida para os moradores. Nosso governo entende que cuidar da cidade é cuidar das pessoas, elas são a prioridade da nossa gestão”, ressaltou o prefeito.

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)