RS: manifestantes impedem circulação de ônibus da Carris na capital

Um grupo de manifestantes bloqueou por quase duas horas na manhã desta terça-feira as saídas da garagem da Carris em Porto Alegre. Os ônibus foram impedidos de sair. De acordo com a companhia, o protesto é em represália às demissões por justa causa iniciadas ontem. Segundo a Carris, a medida se deve à descoberta de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um grupo de manifestantes bloqueou por quase duas horas na manhã desta terça-feira as saídas da garagem da Carris em Porto Alegre. Os ônibus foram impedidos de sair. De acordo com a companhia, o protesto é em represália às demissões por justa causa iniciadas ontem.

Segundo a Carris, a medida se deve à descoberta de um esquema de fraude no sistema de bilhetagem eletrônica do transporte público feito por cobradores. O fato será encaminhado ao Ministério Público Estadual, ao Tribunal de Contas do Estado e à polícia. Também será aberta pela Procuradoria uma ação de ressarcimento dos valores desviados.

De acordo com a companhia, a fraude no sistema de bilhetagem eletrônica usava cartões TRI de terceiros para compensar tarifas pagas em dinheiro pelos usuários. A irregularidade foi detectada por meio de cruzamento de dados no sistema.

No início da manhã, apenas quatro veículos circulavam pelas ruas da capital. Por volta das 7h30, um cordão de isolamento da Brigada Militar garantiu que os ônibus voltassem a circular. Em razão da paralisação, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) permitiu que a circulação de passageiros em pé no interior das lotações.

A Carris é uma sociedade de economia mista com o controle acionário da prefeitura de Porto Alegre, que detém mais de 99% das ações. A companhia possui 29 linhas que conduzem diariamente cerca de 300 mil pessoas. Aproximadamente 2 mil funcionários trabalham na Carris, entre motoristas, cobradores, mecânicos e outros profissionais.

Conteúdos relacionados