Roubo radioativo: agência diz que população do México não corre perigo
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) disse nesta quinta-feira(5) que os cidadãos estão a salvo, após a descoberta na quarta-feira no México de um caminhão com cobalto-60 roubado no dia 2 de dezembro. “Com base na informação disponível, as autoridades mexicanas e a AIEA dizem acreditar que a população esteja a salvo e permanecerá assim”, afirmou […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) disse nesta quinta-feira(5) que os cidadãos estão a salvo, após a descoberta na quarta-feira no México de um caminhão com cobalto-60 roubado no dia 2 de dezembro.
“Com base na informação disponível, as autoridades mexicanas e a AIEA dizem acreditar que a população esteja a salvo e permanecerá assim”, afirmou a agência nuclear das Nações Unidas em uma nota emitida hoje em Viena.
A Aiea assegurou que continue mantendo contato com as autoridades mexicanas para orientar sobre o protocolo de atuação que deve ser seguido perante um acidente deste tipo.
Além disso, a agência nuclear “diz acreditar que as ações tomadas em resposta ao descobrimento da fonte (radioativa) são apropriadas e continuam a orientação do organismo para este tipo de evento”.
Conforme explicou a Aiea no comunicado, o cobalto-60 roubado tem uma atividade de três mil curies (111 terabecquerels) e é considerado de “categoria 1”, uma fonte “extremamente perigosa” para as pessoas.
“Se este tipo de fonte não é manejado com as medidas de segurança e proteção adequadas, pode causar danos permanentes à pessoa que o manipula ou que está em contato com ela durante alguns poucos minutos”, assegurou o organismo.
“Seria provavelmente letal estar perto desta quantidade de material radioativo desprotegido por um período mesmo que curto”, explicou a AIEA em aparente referência aos supostos ladrões do caminhão.
Desde que o veículo foi descoberto ontem à noite, as autoridades mexicanas estão avaliando o potencial de exposição à radiação das pessoas que podem ter estado perto do cobalto-60 desprotegido de seu contêiner. Os hospitais foram alertados para caso recebam pacientes com sintomas de exposição radioativa.
Em todo caso, a AIEA afirmou que não existe qualquer risco que as pessoas contaminadas por cobalto-60 possam “contagiar” a outras. O caminhão foi roubado em Tepojaco, perto da capital mexicana, quando transportava uma fonte de cobalto-60 para teleterapia de um hospital de Tijuana a um centro de resíduos radioativos.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.