Renan dá diretoria a advogado que o defendeu contra cassação

Seis anos depois da polêmica renúncia à Presidência do Senado, pela qual negociou a manutenção de seu mandato de senador, Renan Calheiros (PMDB-AL) convidou para Advogado-Geral do Senado o ex-titular do posto de sua última gestão, Alberto Cascais. Cascais ocupou o cargo de Advogado Geral por dois mandatos. No último, deu pareceres contra todos os […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Seis anos depois da polêmica renúncia à Presidência do Senado, pela qual negociou a manutenção de seu mandato de senador, Renan Calheiros (PMDB-AL) convidou para Advogado-Geral do Senado o ex-titular do posto de sua última gestão, Alberto Cascais.

Cascais ocupou o cargo de Advogado Geral por dois mandatos. No último, deu pareceres contra todos os pedidos de abertura de processo de decoro parlamentar contra Renan no caso que o levou à renúncia da Mesa, ressaltando que a Comissão de Ética não tinha mais poderes que as outras para julgar a denúncia. ”Não tem o Conselho de Ética poder de requisitar documentos, determinar o depoimento pessoal de senador e a oitiva de testemunhas”, escreveu ele numa das recusas.

Com o convite e aval de Renan, Cascais fez uma campanha discreta. Circulou por gabinetes dos principais senadores nas últimas duas semanas para consolidar seu nome.

Renan também fechou a equipe que será o tripé da sua nova administração. A pedido do ex-presidente José Sarney, ele manterá Doris Marize Romariz Peixoto na direção geral do Senado.

O seu chefe de Gabinete será Luiz Fernando Bandeira de Mello filho. Atualmente ele é chefe de gabinete do ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, que saiu de férias ontem. Bandeira foi convidado pelo próprio presidente do Congresso e aceitou.

O triunvirato de Renan será oficializado e anunciado após o Carnaval.

Conteúdos relacionados