Rajadas de vento de até 70km/h causam transtornos aos moradores da periferia

Forte vendaval, com ventos de até 70 quilômetros por hora, levanta poeira por Campo Grande nesta quarta-feira (29). O moradores dos bairros sem asfalto são os que mais sofrem.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Forte vendaval, com ventos de até 70 quilômetros por hora, levanta poeira por Campo Grande nesta quarta-feira (29). O moradores dos bairros sem asfalto são os que mais sofrem.

Forte ventania, com rajadas de até 70 quilômetros por hora, ‘varre’ poeira por Campo Grande nesta quarta-feira (29), seja no centro da cidade ou nos bairros e os que mais sofrem são os moradores dos bairros sem asfalto.

No Jardim Noroeste, por exemplo, as rajadas de vento incomodam os moradores. O aposentado José Maurício Cardoso, de 74 anos, usa a mangueira de casa para molhar a rua e tentar, como ele diz, ‘apagar a poeira’.

“Mas não adianta, em meia hora o sol seca e o vento volta e levanta poeira de novo. Isso deixa a gente doente e tudo fica cheio de terra”, reclamou.

A filha, Roseli Cardoso, de 36 anos, diz que não consegue lavar a roupa e estender. “Não dá para lavar, (a gente) coloca no varal e suja tudo de novo, é serviço perdido. À noite tem ventado menos, aí eu aproveito para estender a roupa nesse horário”.

O representante comercial Samuel Dias, de 58 anos, é mais um morador que reclama da sujeira causada pela poeira. “Moro sozinho e costumo pagar alguém para limpar a casa de 15 em 15 dias. Com este tempo, a gente limpa em um dia e no outro já está tudo sujo novamente”.

Na região, os moradores reclamam que nunca há meio termo. “Ou chove e tudo fica cheio de barro ou o tempo fica seco e é essa poeira, é um absurdo”, lamenta o aposentado José Maurício Cardoso.

O aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de rajadas de ventos moderados e fortes, entre 50 km/h e 70 km/h em todo o Estado de Mato Grosso do Sul hoje, devendo dar uma trégua a partir desta quinta-feira (30), quando há a probabilidade de 80% de chover. 

Conteúdos relacionados