Pelo menos 200.000 opositores pró-europeus estavam reunidos neste domingo na Praça da Independência, centro de Kiev, para protestar contra o presidente Viktor Yanukovich e sua decisão de privilegiar a relação com a Rússia em detrimento da União Europeia (UE).
Às 10H00 GMT (8H00 de Brasília), a praça estava lotada e os ativistas continuavam chegando para um novo protesto, que prolonga as manifestações iniciadas em novembro.
Esta é a terceira grande manifestação seguida em um domingo, com centenas de milhares de participantes, contra o presidente ucraniano Viktor Yanukovich, que decidiu não assinar um acordo de associação com a União Europeia.
Os manifestantes exibiam bandeiras da Ucrânia e da UE.
Neste domingo, o comissário europeu para a Ampliação, Stefan Fule, afirmou que a UE suspendeu os trabalhos para o acordo de associação com a Ucrânia, pela fala de compromisso claro do presidente Yanukovich de assinar o documento.
A União Europeia informou a Ucrânia que a continuidade das discussões dependia de um “compromisso claro para uma assinatura, mas não recebeu nenhuma resposta”, escreveu Fuele no Twitter.