Programa Jovem Aprendiz leva 45 acadêmicos para doar sangue na Capital

Nesta quarta-feira (20), a OMEP/BR/MS/Campo Grande promoverá uma importante ação para a sociedade da capital. Por meio de uma parceria, a Instituição levará os acadêmicos que participam do programa “Jovem Aprendiz” para doar sangue no Hemosul. A ação é em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Nesta quarta-feira (20), a OMEP/BR/MS/Campo Grande promoverá uma importante ação para a sociedade da capital. Por meio de uma parceria, a Instituição levará os acadêmicos que participam do programa “Jovem Aprendiz” para doar sangue no Hemosul.

A ação é em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro. Ao todo, 45 jovens doarão sangue com a proposta de ajudar muitas famílias que aguardam ansiosamente por esse belo gesto.

“Viabilizamos essa parceria com a intenção de promover, por meio dos nossos acadêmicos, o exercício da cidadania. A doação é uma responsabilidade social, com a proposta de salvar vidas, sem olhar a quem”, explica a coordenadora do programa Jovem Aprendiz, Milene Bartolomei.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número ideal de doadores de sangue de um país é entre 3% e 5% do total da população. Dados do Ministério da Saúde mostram que o Brasil, infelizmente, tem muito que avançar nesse aspecto, pois ainda não atingiu nem 2%.

“É uma data comemorada em todo o país e muito oportuna para nós, que trabalhamos com a educação e acreditamos em uma sociedade melhor, mais igualitária e solidária. São valores que trabalhamos na OMEP em todos os projetos”, avalia a coordenadora.

A doação será no período da manhã, e os acadêmicos já receberam orientações sobre o procedimento da doação de sangue. Muitos confirmaram que levarão amigos e familiares para participar da ação voluntária.

“A recepção do grupo foi tão positiva que eles mesmos sugeriram a campanha do ‘mais um’, em que cada jovem estendesse o convite para suas famílias e amigos, para somar com a gente nesse dia voltado à solidariedade. Estamos com uma boa expectativa de que mais pessoas, inspiradas nessa iniciativa, também doem sangue”, finaliza a coordenadora.

O dia 25 de novembro foi instituído no Brasil como o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue na data de 30 de junho de 1964, pelo decreto nº 53.988, promulgado pelo Presidente Castello Branco.

Programa Jovem Aprendiz

O programa visa inserir no mercado de trabalho jovens acadêmicos dos cursos de Letras, Pedagogia e Educação Física, com idade entre 18 e 24 anos. Durante um ano, os aprendizes estagiam nos Centros de Educação Infantil (Ceinfs) da prefeitura, no período matutino, e, no período vespertino, participam das aulas ministradas no IFOMEP.

Além de receber capacitação, os participantes ainda têm direito a uma série de benefícios, como salário, vale-transporte, uniforme, lanche, férias, a participação gratuita nos cursos do IFOMEP, carteira assinada e muitos outros.

Conteúdos relacionados