Presidente do Afeganistão quer adiar pacto de segurança com EUA

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, irá pedir que um pacto de segurança com os Estados Unidos seja adiado até depois da eleição de abril, disse seu porta-voz no sábado. Os Estados Unidos tem repetidamente dito que não podem esperar até a eleição do próximo ano para a aprovação afegã sobre o pacto e que […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, irá pedir que um pacto de segurança com os Estados Unidos seja adiado até depois da eleição de abril, disse seu porta-voz no sábado.

Os Estados Unidos tem repetidamente dito que não podem esperar até a eleição do próximo ano para a aprovação afegã sobre o pacto e que ele precisa ser assinado até o final deste ano.

“No último dia de Loya Jirga, em seu discurso, o presidente irá explicar detalhadamente suas razões ao povo, porque ele quer que a assinatura desse documento seja feita depois das eleições”, disse à Reuters o porta-voz Aimal Faizi.

A disputa sobre o momento da assinatura do pacto tem ofuscado a reunião de quatro dias entre importantes líderes afegãos, conhecida como Loya Jirga, que está prevista para terminar no domingo. O encontro deve apoiar o desejo de Karzai.

Conteúdos relacionados