Prefeitura de Dourados pretende extinguir séries de 6º a 9º anos e preocupa população
A Prefeitura de Dourados, distante 235 quilômetros de Campo Grande, anunciou durante reunião realizada, na última quarta-feira (6), o fechamento do atendimento das séries de 6º ao 9º ano das escolas do município. De acordo com o presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados, João Azevedo, a secretaria de educação, Marinisa Mizoguvhi, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Prefeitura de Dourados, distante 235 quilômetros de Campo Grande, anunciou durante reunião realizada, na última quarta-feira (6), o fechamento do atendimento das séries de 6º ao 9º ano das escolas do município. De acordo com o presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados, João Azevedo, a secretaria de educação, Marinisa Mizoguvhi, prevê o fechamento das séries do ensino Fundamental dentro dos próximos cinco anos.
Conforme dito na reunião, a ação faz parte de um pacto entre a Semed e a SES (Secretaria Estadual de Educação). De acordo a normativa, escolas como a Maria Conceição Angélica, para o ano de 2014, não terá esta etapa do ensino Fundamental. Em outras escolas, não haverão mais o 8º e o 9º ano, e nas demais o 9º ano. Os alunos que necessitam cursar as séries deverão procurar as escolas estaduais da cidade, que totalizam 24 unidades.
Azevedo afirma que a decisão sem consulta à população implica em uma série de transtornos. “As famílias estão desesperadas. A rede estadual não constrói escolas há mais de 15 anos e hoje a cidade já está com mais de 207 mil habitantes. Além disto, as unidades estão distantes da periferia. O transporte também não atende as necessidades”, explica.
De acordo com o Simted, a medida também afeta os trabalhadores, que terão sua carga horária reduzida, cerca de 800 educadores serão afetados. Outro fator, é que se for retirado o 9º ano, as escolas municipais não poderá continuar participando das avaliações nacionais, pois a maioria avalia do 5º e 9º ano, podendo assim desaparecer do mapa da educação nacional.
A reportagem do Midiamax tentou entrar em contato com a secretaria de Educação de Dourados, mas não encontrou ninguém para explicar os motivos do fechamento. A assessoria de imprensa da SES (Secretaria do Estado de Educação) afirmou que o processo ainda está em estudo para ver como será feito a absorção destes alunos pelas escolas estaduais, mas que ainda não tem nada definido.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.