Porto Murtinho abre temporada de pesca com festa e campanha

Com diversos eventos artístico-culturais e o início de uma intensa campanha de preservação e sustentabilidade, Porto Murtinho abrirá oficialmente na próxima sexta-feira (1°/2013) a temporada de pesca, que faz do município todos os anos um dos mais procurados por turistas brasileiros, atraídos pela piscosidade do Rio Paraguai e de outros mananciais da planície pantaneira. Para […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com diversos eventos artístico-culturais e o início de uma intensa campanha de preservação e sustentabilidade, Porto Murtinho abrirá oficialmente na próxima sexta-feira (1°/2013) a temporada de pesca, que faz do município todos os anos um dos mais procurados por turistas brasileiros, atraídos pela piscosidade do Rio Paraguai e de outros mananciais da planície pantaneira. Para confirmar o programa de abertura e definir os principais detalhes sobre o início da temporada, as secretárias municipais de Turismo, Conceição Aparecida Montanheri, e Cultura, Elizeth Guimarães, reuniram-se na noite de segunda-feira (25) na sala do Centro de Atendimento ao Turistas (CAT), com os diversos segmentos econômicos e sociais ligados à atividade da pesca e do turismo.

Para quem for a Porto Murtinho no primeiro dia de pesca liberada depois da proibição de quatro meses em decorrência da piracema (período de reprodução dos cardumes), uma sortida e atraente programação cultural foi elaborada. Às 8h do dia 1°, após a abertura solene na Praça Astério da Conceição, no Complexo Cultural Jorge Abrão, serão iniciadas as atividade dos estudantes na Tenda da Conscientização. Às 16h30 haverá a benção e a procissão dos barcos pelo Rio Paraguai e às 20h uma exposição de peças artesanais produzidas pelos estudantes. A procissão de barcos vai fazer o contorno pela Isla Margarita, ponto avançado do Paraguai neste trecho da fronteira com o Brasil.

No final da programação, além da boa música dos artistas locais Toni e Alberto e da dupla Tostão & Guarany, o público vai divertir-se com uma das mais curiosas e engraçadas atrações do folclore regional: o concurso “História de Pescador”. Nesta criativa e inacreditável safra de causos, pescadores de todas as idades contam aventuras e episódios que só eles viram e somente acontecem durante uma pescaria.

Conteúdos relacionados