Ponta Porã promove festival de folclore de MS
O maior festival de folclore de Mato Grosso do Sul inicia na próxima quinta-feira (23) e termina no dia 26 de maio, em Ponta Porã. A cidade convida a população para prestigiar gratuitamente de um verdadeiro encontro de culturas e dessa forma, estimular o conhecimento sobre os costumes regionais e étnicos da América do Sul. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O maior festival de folclore de Mato Grosso do Sul inicia na próxima quinta-feira (23) e termina no dia 26 de maio, em Ponta Porã. A cidade convida a população para prestigiar gratuitamente de um verdadeiro encontro de culturas e dessa forma, estimular o conhecimento sobre os costumes regionais e étnicos da América do Sul. Entre danças e músicas folclóricas, artesanatos, palestras, jogos e comidas típicas, o evento vai reunir grupos regionais, nacionais e internacionais, destacando sempre suas identidades culturais e enriquecendo a troca de experiência dos visitantes.
Ponta Porã é conhecido no Estado como destino de turismo de compras. Segundo informações da assessoria de imprensa do evento, o município vem crescendo acentuadamente seja em aspecto econômico quanto na melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos. O prefeito, Ludimar Novais, sublima a importância do festival. “O turismo em Ponta Porã tem uma relação muito íntima com o comércio, as pessoas que vêm, realizam suas compras e na maioria das vezes, vão embora no mesmo dia. Um evento desta natureza, reforça o turismo no município e aumenta a permanência do turista. Com isso, as pessoas terão mais tempo para conhecer melhor a cidade e suas riquezas culturais”.
Quanto ao Festival, essa ligação entre as regiões fará com que os participantes se conheçam e ainda, há o estímulo para que todos conheçam o folclore, seus usos e costumes. Segundo o presidente da Fundação de Cultura de Ponta Porã, Arnaldo Romero, “o festejo promove um embate de culturas tradicionais que se desdobra dos municípios de todo o Estado e abrange regiões além das fronteiras, como alguns países da América do Sul.” Com o patrocínio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e a parceria da Prefeitura de Ponta Porã, Arnaldo ressalta que “a entrada franca demonstra a importância da participação do público”.
Parque dos Ervais
O festival será realizado no recém-inaugurado Parque dos Ervais Aires Marques, considerado o maior parque de lazer, esporte e cultura do interior de Mato Grosso do Sul, resultando em uma área total de 70 mil metros quadrados. O parque fica na avenida Brasil com a rua Comandante Cardoso e conta com praças, teatro de arena, lagos, fonte luminosa flutuante e um amplo estacionamento, além de quadras poliesportivas e trilha ecológica em um bosque natural. O espaço para realização de shows e festivais é bem amplo e abriga até 30 mil pessoas. Palestras e exposições acontecerão no espaçoso e confortável Centro Internacional de Convenções Internacional de Convenções Miguel Gomez, localizado na rua Baltazar Saldanha, próximo ao Hospital regional de Ponta Porã.
O evento acontece devido à parceria entre o MINC (Ministério da Cultura), Governo Federal, Fundação Municipal de Cultura e a Prefeitura de Ponta Porã, além do apoio da Comissão Sul-Mato-Grossense de Folclore, da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e do Herval Parque Hotel. Dando destaque a importante participação do parceiro cultural do projeto, deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT), autor da emenda, que sempre esteve atento ao cenário cultural de MS.
Dessa forma, o festival oferecerá a oportunidade de chamar a população (alunos, professores, artistas, artesãos do local e circunvizinhança, comunidades etc.) para participarem das trocas culturais e de conhecimento. O festival promove excelentes oportunidades para troca de vivências entre artesãos, foliões, congadas, moçambiques, catireiros, músicos, violeiros e também das culinárias locais, tendo o público como integrante principal. Para saber mais sobre a programação do evento acesse o site www.festivalfolclorems.com.br/programação.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.