Pintópolis: nome de cidade constrange moradores e acaba virando piada
Minas Gerais tem 853 municípios e coleciona algumas cidades com nomes insuitados, como Ressaquinha, na região central, Passa Quatro, no sul mineiro e Fruta de Leite, no norte do estado. No entanto, o título de cidade com nome mais ousado é do município de Pintópolis, também no norte de Minas. A cidade, que fica a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Minas Gerais tem 853 municípios e coleciona algumas cidades com nomes insuitados, como Ressaquinha, na região central, Passa Quatro, no sul mineiro e Fruta de Leite, no norte do estado. No entanto, o título de cidade com nome mais ousado é do município de Pintópolis, também no norte de Minas.
A cidade, que fica a quase 600 km de Belo Horizonte, tem cerca de 5.000 habitantes. Os moradores dizem já estar acostumados com o nome, mas contam que não simpatizam muito com a palavra. Mesmo assim, Pintópolis ainda vira piada para os que vivem há muito tempo no local e para os recém-chegados na região.
O produtor rural Cassimiro Campos diz não se importar com o nome do município. O carro que dirige foi até registrado ali e quando o fazendeiro visita as outras cidades do norte de Minas, as pessoas se assustam com o Pintópolis na placa do veículo.
— Faz muito sucesso e o pessoal acha muito engraçado. As pessoas perguntam “quem mora em Pintópolis é o que?” Às vezes, eu falo que é pintopolitano, outras vezes, eu falo pintudo.
O nome já chegou a ser pauta de sessões da Câmara de Vereadores da cidade. O parlamentar Edmilson Batista Nunes conta que alguns vereadores não estavam satisfeitos e queriam que a cidade fosse renomeada.
— A gente fica um pouco constrangido, é um nome diferente. Até pensamos em mudar. Hoje, acostumamos e eu acho o nome bonito.
Pintópolis, na verdade, nasceu como uma homenagem ao fundador do município. Germano Pinto era dono de terras no local e começou a abrir espaço para construção de casas e comércios. A região se desenvolveu e, na hora de registrar a cidade, Pinto tinha poucas alternativas.
— Eu queria noroeste de Minas, mas não podia ser esse. Falaram que tinha que ser “Germanópolis”. Esse nome também não podia, porque não era só eu fundando. Então, ficou Pintópolis. Eu tenho a maior satisfação em morrer e deixar meu nome aqui.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista morre na Gunter Hans ao bater em meio-fio e ser arremessado por 11 metros
Motociclista não conseguiu parar, passou por cima da cabeça da vítima e fugiu do local
Bêbado, motorista é preso após bater em semáforo em frente ao Batalhão de Trânsito em Campo Grande
Frente do veículo ficou destruída após a batida no início da manhã deste domingo (15)
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.