PIB do Brasil em 2012 é revisado para alta de 1,5%, diz Dilma

A presidente Dilma Rousseff afirmou, em entrevista ao jornal espanhol El País, que a economia brasileira teve seu crescimento revisado para 1,5%, acima do 0,9% divulgado inicialmente. “Esta semana resolveram reavaliar o PIB (Produto Interno Bruto). E o PIB do ano passado, que era 0,9%, passou para 1,5%”, disse Dilma na entrevista publicada nesta terça-feira […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff afirmou, em entrevista ao jornal espanhol El País, que a economia brasileira teve seu crescimento revisado para 1,5%, acima do 0,9% divulgado inicialmente. “Esta semana resolveram reavaliar o PIB (Produto Interno Bruto). E o PIB do ano passado, que era 0,9%, passou para 1,5%”, disse Dilma na entrevista publicada nesta terça-feira na versão do jornal na Internet.

“Nós sabíamos que não era 0,9%, que estava subestimado o PIB. Isso acontece com outros países também. Os Estados Unidos sempre revisam seu PIB. Agora nós neste ano vamos crescer bem mais do que 1,5% – resta saber quanto acima”, acrescentou.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará em 3 de dezembro os dados relativos ao PIB brasileiro do terceiro trimestre de 2013, bem como possíveis revisões de leituras anteriores sobre a atividade econômica. Procurado, o IBGE informou, via assessoria de imprensa, que só divulgará os dados do terceiro trimestre e eventuais revisões no próximo dia 3.

O resultado fechado de 2012 foi o pior desde 2009 – ano que o Brasil sentiu com maior intensidade os efeitos da crise econômica que começou nos Estados Unidos em 2007, quando a economia avançou 0,25%.

O indicador que salvou o resultado do PIB no positivo no ano passado foi o consumo das famílias, que cresceu 3,1% em relação a 2011 e atingiu, em valores brutos, R$ 2,77 trilhões. Já as atividades que puxaram a economia brasileira para baixo em 2012 foram agropecuária (queda de 2,3% em relação a 2011) e indústria (recuo de 0,8%).

Outro indicador que despencou em 2012foi a formação bruta de capital fixo (taxa de investimento) da economia, que foi 4% menor que em 2011. Com isso, a taxa de investimento em relação ao PIB total ficou em 18,1% – contra 19,3% no ano anterior. O PIB per capita (valor total do PIB dividido pela população do País) alcançou R$ 22.402, mantendo-se praticamente estável (0,1%) em relação a 2011, segundo o IBGE.

Conteúdos relacionados