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Pesquisa mapeia uso da internet por crianças e adolescentes

O Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) lançou o livro TIC Kids Online Brasil 2012, resultado de uma pesquisa que mapeou oportunidades e riscos associados ao uso da internet por crianças e adolescentes brasileiros. O levantamento de dados foi realizado durante o ano de 2012 com 1.580 entrevistas de […]
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O Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) lançou o livro TIC Kids Online Brasil 2012, resultado de uma pesquisa que mapeou oportunidades e riscos associados ao uso da internet por crianças e adolescentes brasileiros.

O levantamento de dados foi realizado durante o ano de 2012 com 1.580 entrevistas de crianças e adolescentes entre 9 e 16 anos e mostra como eles acessam e utilizam a internet e os riscos que enfrentam on-line. Além disso, a pesquisa investiga as experiências, práticas e preocupações dos pais relacionadas ao uso da internet por parte dos seus filhos.

O livro também conta com artigos de especialistas de diversas universidades brasileiras na relação entre crianças e internet, que analisam em detalhes alguns indicadores da pesquisa. Para marcar o lançamento da publicação, o Cetic.br realizou, no dia 7 de maio, um debate com o tema Crianças e Adolescentes na internet: Riscos e Oportunidades.

O evento contou com a participação de Ellen J. Helsper, da London School of Economics (Inglaterra), Cristina Ponte, da Universidade Nova de Lisboa (Portugal), e Regina de Assis, consultora em Mídia e Educação no Brasil. Durante o debate, levantou-se o tema dos riscos aos quais as crianças e adolescentes estão sujeitos com o uso da internet.

Sobre essa questão, Ellen Helsper disse entender que não devemos estimular uma visão amedrontada da rede nem mesmo um encantamento excessivo com esses novos nativos digitais. A pesquisadora portuguesa Cristina Ponte também apresentou comparações entre os dados obtidos na Europa e no Brasil. Brasil e Portugal são semelhantes com relação a pais que saíram cedo da escola e possuem acesso reduzido à educação.

Esse quadro é diferente do norte da Europa ou mesmo em países mais próximos de Portugal, como a França, disse. Regina de Assis, por sua vez, ressaltou a importância da formação dos professores para educar a nova geração, que já tem a internet envolvida em suas vidas.

As escolas ainda adotam os famosos laboratórios de informática, mas será que essa ideia é boa e isso realmente funciona? Está claro que não. A internet tem que estar dentro da sala de aula. Essa geração sabe muito, mas não sabe tudo, disse. TIC Kids Online Brasil 2012 está disponível em: www.cetic.br/publicacoes/2012/tic-kids-online-2012.pdf.

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