Pato marca na sua estreia e Corinthians bate o Oeste

Foram necessários apenas dois toques na bola e pouco mais de dois minutos em campo para Alexandre Pato marcar um gol e demonstrar que, acima de tudo, ele tem estrela e pode, além de virar um grande ídolo do Corinthians, recuperar o seu grande futebol e ser muito útil para seleção brasileira. A despeito da […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Foram necessários apenas dois toques na bola e pouco mais de dois minutos em campo para Alexandre Pato marcar um gol e demonstrar que, acima de tudo, ele tem estrela e pode, além de virar um grande ídolo do Corinthians, recuperar o seu grande futebol e ser muito útil para seleção brasileira. A despeito da dúvida sobre a sua condição física – já que foram 16 lesões musculares sofridas nos últimos cinco anos, Pato será sempre lembrado por ter brilhado em sua estreia pelo Timão na goleada por 5 a 0 sobre o Oeste, neste domingo à tarde, no Pacaembu, pela quinta rodada do Campeonato Paulista.

Letal, o Corinthians partiu para cima e em três minutos fez os dois primeiros gols. Aos 9, Paulinho rolou na direita para Alessandro, que desceu até a lateral e cruzou na medida para Guerrero cabecear para o fundo da rede. Era o primeiro gol do peruano nesta temporada. Endiabrado, o camisa 9 voltou a marcar novamente com a cabeça, aos 12 minutos. Em jogada bastante parecida com a do gol inaugural, Alessandro centrou da direita e o goleador do Corinthians no título mundial subiu entre os zagueiros para fazer colocar 2 a 0 no placar.

Dono da partida e com uma boa vantagem obtida logo no primeiro terço da primeira etapa, o Timão passou a tocar a bola com muita tranquilidade, buscando o momento ideal para finalizar as jogadas de ataque. A defesa, historicamente bem postada, não sofria tanto para brecar os contra-ataques desorganizados do Oeste. Entretanto, pouco depois de Paulinho obrigar Fernando Leal a fazer grande defesa, o time de Itápolis quase diminuiu num lance fortuito, aos 31 minutos. Em um chutão de fora da área, Hudson acertou o travessão de Danilo Fernandes.

Ainda havia tempo na primeira etapa para uma situação que evidenciou o jogo coletivo característico deste Corinthians do técnico Tite. Aos 40 minutos, em rápido contra-ataque iniciado com um toque de calcanhar de Danilo, Emerson Sheik partiu em direção à meta adversária e tentou tabelar com Guerrero, mas a bola desviou na marcação e sobre para Paulinho, sempre bem posicionado, empurrar para as redes. Pouco depois de o Timão fazer 3 a 0, Guerrero ainda se deu ao luxo de desperdiçar uma oportunidade clara. Ele arrancou livre e ficou cara a cara com Fernando Leal, mas chutou em cima do arqueiro.

“O time está buscando a melhor formação e a melhor parte física. Mas já conseguimos mostrar um bom futebol no primeiro e o resultado foi ótimo”, comemorou Emerson, no final do primeiro tempo. “Um atacante tem de estar atento a toda oportunidade que aparece. E, com o Alessandro fazendo ótimos cruzamentos fica mais fácil”, disse Guerrero, autor de dois gols na primeira metade da partida.

O jogo foi para o intervalo e a grande expectativa no Paulo Machado de Carvalho era tentar desvendar com quantos minutos da segunda etapa Alexandre Pato faria a sua estreia pelo Corinthians. Cinco minutos após o reinício da partida, o camisa 7 começou a fazer um aquecimento atrás do gol em que o Timão atacava. Mas ele fez isso ao lado de todo o banco de reservas, uma prática comum que não significa que alguém vai ser colocado na equipe.

E foi, atrás da meta do Oeste, que Pato viu o árbitro Leandro Bizzio Marinho assinalar um pênalti para o Timão, aos 10 minutos, quando o lateral Ligger derrubou Guerrero na área. Emerson pegou a bola para bater e acertar a trave direita, desperdiçando a chance de fazer o seu primeiro gol em 2013.

Cansada de esperar, aos 20 minutos, a torcida corintiana começou a gritar o nome de Pato, numa tentativa de convencer Tite a colocar logo no jogo a principal contratação do Corinthians para esta temporada. Os gritos surtiram efeito e, três minutos, o treinador chamou Alexandre para conversar. Era a senha de que ele faria a sua estreia.

O torcedor corintiano pode até dizer que Pato chama gol, pois enquanto ele esperava na linha lateral para substituir Guerrero, Danilo fez o quarto do Corinthians. Depois da comemoração, aos 25 minutos do segundo tempo, Alexandre Pato entrou dentro das quatro linhas e passou a disputar a sua primeira partida como jogador do atual campeão mundial. Que estreia fulminante, dois minutos depois, ela já balançou a rede. Pato tentou duas vezes antes de marcar o primeiro gol com a camisa do Corinthians. Ele recebeu ótima enfiada de bola na direita da área, dominou e bateu firme para o gol. Fernando Leal espalmou no pés do camisa 7, que só teve o trabalho de chutar no canto esquerda para gerar um grito ensurdecedor das 36.480 que estavam no Pacaembu.

Depois de enlouquecer a massa, Pato e o Corinthians diminuíram o ritmo e passaram a tocar a bola. Todos os jogadores e, principalmente Alexandre Pato, já haviam feito a sua parte.

Conteúdos relacionados