Paraguai não irá a cúpulas do Mercosul até aprovar entrada da Venezuela
O Paraguai não participará da próxima cúpula de chefes de Estado e de governo do Mercosul em Caracas, nem a nenhuma outra, até que o poder legislativo aprove a entrada da Venezuela no bloco regional, explicou nesta segunda-feira o chanceler paraguaio Eladio Loizaga. “Até o Congresso aprovar a entrada da Venezuela, não participaremos de nenhuma […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Paraguai não participará da próxima cúpula de chefes de Estado e de governo do Mercosul em Caracas, nem a nenhuma outra, até que o poder legislativo aprove a entrada da Venezuela no bloco regional, explicou nesta segunda-feira o chanceler paraguaio Eladio Loizaga.
“Até o Congresso aprovar a entrada da Venezuela, não participaremos de nenhuma Cúpula”, declarou Loizaga à emissora Rádio Ñandutí.
O chanceler esclareceu que o presidente do Paraguai, Horacio Cartes, não recebeu nenhum convite do presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, para participar da cúpula, que será realizada em dezembro em Caracas, ao contrário do que foi publicado em alguns veículos.
“O que Maduro fez foi um convite público para que nosso presidente visite a Venezuela”, explicou Loizaga, que destacou que Cartes o presidente venezuelano já se reuniram na cúpula de Unasul realizada em agosto no Suriname.
“O presidente já se reuniu com Maduro no Suriname, uma visita bilateral não implica nenhum rompimento das questões constitucionais”, disse Loizaga.
O Paraguai foi suspenso em junho do ano passado como membro do Mercosul em aplicação da Cláusula Democrática do Tratado de Assunção pela cassação do então presidente Fernando Lugo pelo Senado paraguaio em uma controvertido julgamento político.
Brasil, Argentina e Uruguai, os outros membros fundadores do Mercosul, aprovaram a entrada da Venezuela no bloco durante a suspensão do Paraguai, uma incorporação que tinha sido vetada pelo Senado paraguaio desde 2006.
Após Cartes ter assumido a presidência em agosto, eleito democraticamente no país, o Mercosul revogou a suspensão, mas pó Paraguai ainda não formalizou seu retorno de forma plena ao grupo por considerar que houve uma ruptura da legalidade com sua exclusão do bloco e a entrada da Venezuela.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.