Operação Carnaval 2013 da PRF contará com 17 radares

Com efetivo formado por dois radares fotográficos, 15 radares portáteis, 25 bafômetros e 30 viaturas, tem início amanhã, a meia noite, a Operação Carnaval 2013 da PRF (Policia Rodoviária Federal). Esta será a primeira operação nas rodovias federais de Mato Grosso do Sul, após a nova Lei Seca entrar em vigor. A nova legislação permite […]

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Com efetivo formado por dois radares fotográficos, 15 radares portáteis, 25 bafômetros e 30 viaturas, tem início amanhã, a meia noite, a Operação Carnaval 2013 da PRF (Policia Rodoviária Federal). Esta será a primeira operação nas rodovias federais de Mato Grosso do Sul, após a nova Lei Seca entrar em vigor. A nova legislação permite a instalação de radares sem que haja a obrigatoriedade de placas de sinalização avisando da presença do radar além da

Agentes da unidade vão monitorar e fiscalizar os 3.409 quilômetros de estradas no Estado até a meia-noite da próxima quarta-feira (13). De acordo com a PRF, receberão atenção especial as regiões com apelo de festas carnavalescas: BR 163 no trecho de Campo Grande a Coxim, e BR 262 sentido Campo Grande Corumbá. No total há 22 postos de fiscalização, além de equipes volantes nos pontos mais críticos.

No mesmo período do Carnaval do ano passado, a PRF registrou 55 acidentes. Desses, 43 pessoas ficaram feridas e uma morreu.

Durante o período da operação, a PRF estipulou restrição de trânsito para alguns veículos com excesso de largura, comprimento ou altura, nos horários das 16h a meia-noite de sexta-feira (8), 6h às 12h de sábado (9), 16h a meia-noite de terça-feira (12) e 6h até 12h do dia 13.

Em Mato Grosso do Sul, já é possível conferir informações sobre as condições de trânsito em tempo real, através do microblog.twitter PRF191MS

A PRF divulgou algumas dicas para a segurança durante a viagem:

O motorista deve procurar se informar sobre as distâncias que vai percorrer, pontos de parada, existência de postos de combustíveis e de restaurantes à beira da estrada. Não esquecer sua documentação e do veículo. Condutor e carro em dia são garantias de prosseguimento da viagem;

Revisão preventiva – Providenciar a checagem do automóvel mesmo para pequenas viagens faróis conferidos para ver e ser visto; pneus calibrados e em bom estado; motor revisado, com óleo e nível da água do radiador checados. Não se esquecer de verificar a presença e estado dos equipamentos de porte obrigatório, principalmente pneu estepe, macaco, triângulo e chave de roda, além dos limpadores de para-brisa e luzes do veículo.

Pausas para descanso – O condutor deve programar paradas, pelo menos, a cada três horas. Quem se expõe a muitas horas dirigindo fica sujeito ao fenômeno da “hipnose rodoviária”, na qual se mantém com os olhos abertos, mas sem percepção da realidade à volta. Ela vem acompanhada de sonolência, perda de reflexos e de força motora;

Período noturno – Evitar circular à noite. Além da redução da visibilidade, é o período do dia em que muitos delinquentes se aproveitam para a prática de crimes. Ademais, em caso de pane ou emergência, as opções de socorro, médico ou mecânico, são sempre mais lentas;

Previsão do tempo – Procurar se informar sobre as condições do tempo nos lugares por onde vai passar. O Instituto Nacional de Meteorologia (InMet) disponibiliza gratuitamente informações sobre o tempo no endereço www.inmet.gov.br;

Atenção dobrada – Observar a sinalização que indica os limites de velocidade e as condições de ultrapassagem. As placas não foram colocadas naquele ponto da estrada sem motivo. Nos trechos que enfrentam obras viárias, é fundamental que o motorista reduza a velocidade e obedeça a sinalização local.

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