Geral

Oficina de Artesanato Indígena da FCMS capacita moradores de aldeia de Paranhos

A Fundação de Cultura do governo do Estado realiza de 4 (segunda-feira) a 14 de novembro na Aldeia Pirajuí, em Paranhos, a Oficina de Artesanato Indígena para artesãos do núcleo produtivo local da etnia Guarani Kaiowá. Ministrada pelo professor Mathias Duram, a oficina contará com 30 alunos e 80 horas/aula. O objetivo é capacitar os […]

Arquivo Publicado em 31/10/2013, às 16h44

None
316713011.jpg

A Fundação de Cultura do governo do Estado realiza de 4 (segunda-feira) a 14 de novembro na Aldeia Pirajuí, em Paranhos, a Oficina de Artesanato Indígena para artesãos do núcleo produtivo local da etnia Guarani Kaiowá.

Ministrada pelo professor Mathias Duram, a oficina contará com 30 alunos e 80 horas/aula. O objetivo é capacitar os artesãos na criação de peças que usam argila e fibra como matérias-primas, respeitando as características do artesanato indígena de Mato Grosso do Sul.

A oficina pretende ainda resgatar os ofícios tradicionais, transformando-os em possibilidade de geração de trabalho e renda na comunidade nas diversas áreas necessárias à produção de peças artesanais.

Artesania – Desenvolvido em 2007 pelo governo do Estado, o projeto Artesania visa o fortalecimento do artesanato produzido em Mato Grosso do Sul. Prevê investimentos na capacitação de artesãos e no incentivo à criação de núcleos artesanais, gerando emprego e renda para milhares de famílias e difundindo no Brasil e internacionalmente os produtos artesanais sul-mato-grossenses.

O programa aproveita as vocações regionais, levando a preservação das culturas locais e a formação de uma mentalidade empreendedora por meio da preparação para o mercado competitivo.

Serviço: Para outras informações sobre os projetos da área do artesanato da Fundação de Cultura basta entrar em contato com a Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais através dos telefones 3316-9107, 9152 ou 9333.

Jornal Midiamax