Obama sabia desde 2010 que Merkel era monitorada

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, teria conhecimento desde 2010 de que a Agência de Segurança Nacional (NSA) do país espionava o telefone da chanceler da Alemanha, Angela Merkel. A informação foi passada por fontes dos serviços secretos norte-americanos ao jornal alemão Bild. A revelação vai de encontro à notícia divulgada pelo site do […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, teria conhecimento desde 2010 de que a Agência de Segurança Nacional (NSA) do país espionava o telefone da chanceler da Alemanha, Angela Merkel. A informação foi passada por fontes dos serviços secretos norte-americanos ao jornal alemão Bild.

A revelação vai de encontro à notícia divulgada pelo site do periódico Der Spiegel neste sábado (27), que dizia que Obama não sabia do monitoramento das comunicações de Merkel, do contrário cobraria a sua interrupção imediata. Mas de acordo com o Bild, o ex-chefe da NSA, Keith Alexander, informou o presidente dos EUA sobre a operação há cerca de três anos. “Obama não colocou um fim nesse serviço e ainda pediu para que ele prosseguisse”, declarou um alto funcionário da agência ao Bild.

Documentos da NSA divulgados pelo ex-analista Edward Snowden indicam que a chanceler foi espionada entre 2002 e julho de 2013.

Conteúdos relacionados