Obama reúne-se com negociadores palestinos e israelenses
O presidente Barack Obama reuniu graduados negociadores palestinos e israelenses na Casa Branca nesta terça-feira com o objetivo de dar um impulso à terceira tentativa de seu governo de retomar as negociações de paz no Oriente Médio. Obama se encontrou com os representantes no segundo dia de uma rodada inicial de negociações, iniciada na noite […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente Barack Obama reuniu graduados negociadores palestinos e israelenses na Casa Branca nesta terça-feira com o objetivo de dar um impulso à terceira tentativa de seu governo de retomar as negociações de paz no Oriente Médio.
Obama se encontrou com os representantes no segundo dia de uma rodada inicial de negociações, iniciada na noite de segunda-feira com um jantar oferecido pelo secretário de Estado John Kerry na sede do Departamento de Estado.
Antes de se encontrarem com Obama nesta terça-feira, os negociadores se reuniram sem a mediação norte-americana. Após deixar Casa Branca, eles retornarão ao Departamento de Estado para uma reunião com Kerry.
O encontro do presidente com a ministra da Justiça, Tzipi Livni, ex-ministra de Relações Exteriores que lidera a delegação israelense, e com o negociador-chefe palestino Saeb Erekat mostra a importância que Obama dá à criação do Estado palestino. Se as negociações de paz derem certo representarão uma grande conquista de política externa e podem ajudar a cimentar o legado de Obama.
As negociações foram retomadas depois de Kerry ter viajado seis vezes para o Oriente Médio desde fevereiro para se reunir com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e com o presidente palestino, Mahmoud Abbas. A mensagem de Obama foi a de que um tratado de paz pode ajudar a estabilizar a região, agitada por conflitos no Egito, na Síria e no Iraque.
Uma segunda rodada de negociações deve ser realizada na região nas próximas duas semanas e deve ser supervisionada por Martin Indyk, o novo enviado especial para as negociações entre Israel e palestinos, informaram autoridades, que falaram em condição de anonimato.
Ao anunciar a indicação de Indyk, que foi embaixador norte-americano em Israel, Kerry pediu aos dois lados que façam “compromissos razoáveis” a respeito das questões mais sérias nos próximos nove meses. Os lados concordaram em manter as conversas pelo menos até o final de maio.
Notícias mais lidas agora
- Cliente tenta doar pix de Natal para funcionários de shopping mas é impedida por ‘fiscal’ em Campo Grande
- Criança de 8 anos morre em acidente após carro bater em árvore e pegar fogo na BR-262
- VÍDEO: Criminoso morre em confronto com a PM após roubo de carro em MS
- Festa de Natal acaba com homem esfaqueado no peito pela esposa após discussão em MS
Últimas Notícias
Sancionada lei que autoriza exemplar da Bíblia Sagrada em escolas de MS
Lei autorizativa prevê que Bíblia possa ser doada por pessoas físicas e jurídicas no Estado e que precisam estar em local visível e de fácil acesso de alunos, professores e demais usuários
Flagra da semana: Passarela de macacos atrás de condomínio de luxo chama atenção em Campo Grande
Vídeo chamou a atenção nas redes sociais e surpreendeu moradores que não são da região
Casa da Saúde retoma atendimentos nesta quinta-feira
A Casa da Saúde estará aberta até às 16h
Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos vítima de sepse pulmonar
Sepse foi provocada por agravamento de câncer de próstata, que retornou este ano em fase de metástase. Ator deixa um legado imensurável para a dramaturgia brasileira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.