Obama e Bush viajam à África do Sul para homenagear Mandela
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua esposa Michelle viajarão à África do Sul na próxima semana para homenagear Nelson Mandela, falecido na quinta-feira, acompanhados de seus antecessores George e Laura Bush, anunciou na sexta-feira a Casa Branca. “O presidente Obama e a primeira-dama irão à África do Sul na próxima semana para […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua esposa Michelle viajarão à África do Sul na próxima semana para homenagear Nelson Mandela, falecido na quinta-feira, acompanhados de seus antecessores George e Laura Bush, anunciou na sexta-feira a Casa Branca.
“O presidente Obama e a primeira-dama irão à África do Sul na próxima semana para prestar homenagem a Nelson Mandela e participar das cerimônias em sua memória”, indicou o porta-voz da presidência, Jay Carney, sem fornecer mais detalhes.
Carney prometeu no breve comunicado fornecer mais detalhes sobre a logística da viagem quando eles estiverem disponíveis.
O antecessor de Obama, George W. Bush, aceitou o convite da Casa Branca para viajar à África do Sul acompanhado de sua esposa, Laura, no Air Force One, para participar da homenagem a Mandela, revelou Freddy Ford, porta-voz do ex-presidente republicano.
O pai de Bush, o também ex-presidente George H. W, Bush, de 89 anos, foi convidado, mas declinou devido ao seu frágil estado de saúde, que não permite viagens longas, informou seu porta-voz, Jim McGrath.
Já o ex-presidente Bill Clinton confirmou que irá à África do Sul.
Na sexta-feira, o presidente sul-africano, Jacob Zuma, comunicou que uma cerimônia nacional em memória de Mandela, falecido aos 95 anos, será realizada no dia 10 de dezembro no estádio de Soweto. O símbolo da luta contra o apartheid será enterrado no dia 15 de dezembro, em seu povoado de Qunu (sul), segundo Zuma.
A próxima semana foi declarada “semana nacional de luto” na África do Sul, começando no domingo, 8, com o “dia nacional de oração e reflexão”.
Também na sexta-feira, Obama telefonou para a viúva de Mandela para dar os pêsames pelo falecimento do ex-presidente, informou a Casa Branca em um comunicado.
“O presidente Obama falou por telefone com Graça Machel para expressar as condolências da família Obama e do povo americano pelo falecimento de seu marido, Nelson Mandela”.
Durante o telefonema, o presidente destacou “a profunda influência que Nelson Mandela teve sobre ele, e ressaltou o exemplo que o presidente Mandela foi para o povo da África do Sul e para o mundo inteiro”.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Viajando pela América do Sul, os alemães Uwe e Kerstin curtem natureza de MS em motorhome
Casal viaja pelo Brasil e Bolívia na companhia de seus dois cachorros
Comemoração do centenário Rádio Clube reúne atletas em corrida pela Afonso Pena
Percurso de sete quilômetros interditou trechos de cruzamentos da avenida
Imprensa internacional repercute prisão de Braga Netto e destaca proximidade com Bolsonaro
O Washington Post escreveu que Braga Netto foi formalmente acusado em novembro
Homem é agredido com mata-leão após pedir para vizinhos abaixarem o som no São Conrado
Vizinhos relataram que a vítima teria partido para cima de um deles antes de ser agredido
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.