Nova temporada do projeto Cine Clube aborda obesidade infantil
O Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região (CRP-MS) em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), abre a temporada 2013 do projeto Cineclube exibindo no próximo sábado (23), o documentário nacional “Muito Além do Peso”. A sessão começa às 15h, na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região (CRP-MS) em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), abre a temporada 2013 do projeto Cineclube exibindo no próximo sábado (23), o documentário nacional “Muito Além do Peso”. A sessão começa às 15h, na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo. A entrada é gratuita.
Dez entre dez adultos gostariam que suas crianças fossem “fofinhas”. O principal adjetivo que persegue os pequenos esconde uma semântica perigosa, porém verdadeira. Denunciada pelos dicionários, fofo é sinônimo de balofo, gorducho. Nesse prisma invertido, o adjetivo torna-se uma sentença perigosa para indefesos cidadãos expostos a uma cultura publicitária e de consumo chamada de “junk food”, ou comida lixo, como os norte-americanos denominam os lanches, snacks, refrigerantes, fast food, doces e guloseimas.
No Brasil, a realidade não é diferente. O documentário nacional Muito Além do Peso (Brasil/2012/84min/Livre) apresenta dados reveladores sobre o comportamento das crianças brasileiras. Mais de 30% delas já estão obesas ou com sobrepeso, 56% dos bebês menores de um ano já tomaram refrigerante e mais, o brasileiro come cerca de 51 quilos de açúcar por ano. Em tese, além do peso está o diabetes, o colesterol a depressão entre outros transtornos psicológicos que afligem as crianças.
O Cineclube do CRP14/MS é aberto a toda sociedade. Após a exibição do filme, será realizado um debate com especialistas das áreas de nutrição e psicologia. Uma das convidadas desta edição é a psicóloga Luisa Reyes (CRP14/03912-6), Psicóloga Clínica e especialista em Transtornos Alimentares e Obesidade pelo centro de divisão de Psicologia do Hospital das Clínicas/USP-SP.
“O Cineclube é uma contribuição que o CRP faz à sociedade de Mato Grosso do Sul, uma vez que utiliza a sétima arte para construir um diálogo que busca o equilíbrio e a saúde mental e social. Nossa proposta vai além da difusão gratuita da cultura, queremos criar um espaço de reflexão sobre nosso próprio comportamento”, explica o vice-presidente do Conselho e responsável pelo projeto, Carlos César Coelho Netto.
Lançado em abril de 2008, o projeto “Cineclube” tem por objetivo reunir profissionais e acadêmicos dos cursos de Psicologia de todas as universidades locais, além da sociedade em geral, para a discussão de temas relacionados ao comportamento e à subjetividade humana, por meio da sétima arte. E para auxiliar os estudantes universitários com as atividades extracurriculares, o CRP-MS ainda fornece uma declaração de participação no Cineclube.
O Centro Cultural José Octávio Guizzo está localizado na rua 26 de Agosto, 453 – centro. Mais informações podem ser obtidas no CRP-MS através do telefone 3382-4801.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.