Nova Andradina recebe equipe da SES para discutir ações contra dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina recebeu nesta segunda-feira (4) uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para tratar de ações de enfrentamento à dengue no município. Na ocasião, os gestores das pastas discutiram estratégias propostas pelo Ministério da Saúde. Nova Andradina, município que registrou uma morte em decorrência de dengue, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina recebeu nesta segunda-feira (4) uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para tratar de ações de enfrentamento à dengue no município.

Na ocasião, os gestores das pastas discutiram estratégias propostas pelo Ministério da Saúde. Nova Andradina, município que registrou uma morte em decorrência de dengue, é uma das cidades do Estado que sofrem com a epidemia da doença. Até esta segunda, foram computadas 670 notificações de dengue.

Destas, a média é de que cerca de 90% resultem em positivo. Medidas Entre as possibilidades discutidas pela pasta municipal estão a ampliação da soroterapia nas unidades básicas de saúde (UBS’s) e organização de mutirões de atendimento no Hospital Regional (HR) Francisco Dantas Maniçoba.

Recentemente, a demanda no hospital exigiu realização de força tarefa. Segundo Secretaria de Saúde, a ampliação da soroterapia em UBS’s depende da chegada de novos medicamentos. A intenção é minimizar o número de atendimentos centralizados no HR. Ainda durante reunião, o programa de sensibilização rápida ‘Dengue em 15 Minutos’, do Governo Federal foi salientado. A iniciativa visa capacitar médicos e enfermeiros.

O curso prioriza técnicas e o fluxo do atendimento a pacientes com suspeita de dengue aos demais profissionais das UBS’s. A intenção é que os profissionais utilizem 15 minutos de suas cargas horárias para multiplicar o treinamento com os demais servidores para manter informações sobre a doença atualizadas.

Conteúdos relacionados