Nova Andradina debate elaboração de plano de bacia para o Rio Ivinhema

Plano tem o objetivo de estabelecer diretrizes de usos dos recursos hídricos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Plano tem o objetivo de estabelecer diretrizes de usos dos recursos hídricos

Representante de Nova Andradina, a engenheira agrônoma Cornelia Cristina Nagel presidiu a primeira reunião extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ivinhema. A reunião foi realizada em Dourados e marcou o início dos trabalhos de acompanhamento da elaboração do Plano da Bacia do Rio Ivinhema.

Durante o encontro, a consultoria contratada pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) apresentou o plano de trabalho que será executado e o cronograma de levantamento. Assim, os membros do comitê puderam esclarecer dúvidas e sugerir inclusões e melhorias na forma de proceder os trabalhos.

O Plano de Bacia estabelece as diretrizes de usos dos recursos hídricos e demais atividades na bacia, com o objetivo de aperfeiçoar seus usos. O documento deve conter o diagnóstico da situação atual das águas, a disponibilidade e as linhas gerais para ampliar ou otimizar a utilização dos recursos hídricos.

“A gestão de águas no Brasil ainda é um assunto novo, pois a escassez ainda é pouca na grande maioria das regiões produtivas, todavia, é importante lembrar que mesmo tendo água em quantidade, não significa que tem qualidade para consumo ou outros usos prioritários”, enfatizou a representante de Nova Andradina.

Em março de 2012, o Governo do Estado publicou decreto que torna obrigatório o cadastro de usuários de água em Mato Grosso do Sul. A inscrição é gratuita e deve ser feita pela internet na página eletrônica do Imasul. “Este cadastro é importante para se conhecer a disponibilidade de água para os diversos usos e, assim, saber quanto ainda se pode autorizar para novos empreendimentos”, concluiu a engenheira.

Conteúdos relacionados