No cargo por liminar, prefeito de Bonito revolta eleitores com fotos de viagem à Europa no Facebook

Eleitores de Bonito, a 300 quilômetros de Campo Grande, estão revoltados com as postagens do prefeito Leonel Lemos de Souza Brito (PTdoB), o ‘Leleco’, no Facebook. Segundo a população, enquanto o administrador, que se segura no cargo por força de uma liminar judicial, exibe fotos turísticas da viagem que faz a Londres, a cidade enfrenta […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Eleitores de Bonito, a 300 quilômetros de Campo Grande, estão revoltados com as postagens do prefeito Leonel Lemos de Souza Brito (PTdoB), o ‘Leleco’, no Facebook. Segundo a população, enquanto o administrador, que se segura no cargo por força de uma liminar judicial, exibe fotos turísticas da viagem que faz a Londres, a cidade enfrenta graves problemas na saúde.

O vídeo de um socorro improvisado por moradores a um acidentado tem provocado a revolta. Um dos envolvidos, um senhor de 71 anos, morreu assim que chegou ao hospital. Enquanto isso, Leleco está na Inglaterra onde diz ter ido representar o município, premiado como um dos melhores destinos turísticos do mundo.

O acidente ocorreu na segunda-feira (11). Conforme o delegado, responsável pelo caso, Roberto Gurgel, uma moto e uma bicicleta seguiam pela mesma direção, sendo que a moto vinha atrás. Em determinado momento, o ciclista fez uma conversão para entrar em outra rua a acabou atingido pela moto. Seu Jair Borges de Oliveira, 71, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aios ferimentos e morreu logo após dar entrada no hospital. O caso está registrado como homicídio culposo e a autor permanece preso.

No vídeo do socorro, os populares reclamam da falta de ambulância na cidade que está ganhando 1º lugar de Turismo no Mundo, devido a forma precária de socorro feita por moradores locais e guardas vidas do balneário que estariam passando pelo local. “Se o turista tromba uma moto, como é que fica o turista?”, questiona um dos ‘socorristas’.

A crítica ao turismo se deve ao fato de que o prefeito foi para Londres, representar a cidade premiada por ser um dos melhores destinos turístico do mundo, prêmio conquistado na Feira WTM – World Travel Market. Mesmo com o resultado saindo já no segundo dia da viagem, o prefeito teria decidido esticar a viagem com a esposa para Zurique, na Suíça e Paris, na França, aproveitando assim, a autorização dada por 20 dias pela Câmara de vereadores de Bonito.

A falta de condições de primeiros socorros na cidade causou indignação, após a primeira dama do município, Néia Prado, postar no Facebook fotos nas quais ela e o prefeito aparecem ‘curtindo’ as mordomias da terra da rainha e degustando um prato de camarão ‘gigante’.

Em uma das várias fotos, Leleco envia um recado para um de seus principais assessores, comendo um camarão: “Halem Transbonito essa foto do Leleco comendo ele mandou tirar pra vc…kkkkkkk”, posta Néia.

A primeira dama Néia Prado, protagonizou outro incidente quando teve seu carro apreendido no dia da eleição, com uma suposta lista de compradores de voto, a mesma que posteriormente desapareceu motivando sindicância na Justiça eleitoral e a cassação do mandato de Leleco.

Ao retornar da viagem, Leleco vai enfrentar o julgamento do TRE/MS, podendo definir nova eleição no município. A reportagem tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura, secretaria de Turismo, Saúde e gabinete, mas não obteve sucesso.

Oposição quer saber custos da viagem

Partidos de oposição ao atual prefeito, PSD e PDT, após tomarem conhecimento dos fatos, informaram que vão ao MPE pedir informações sobre o custo da viagem do prefeito e da primeira dama e de onde saíram os recursos que custearam o ‘passeio’. No oficio, com fotos anexadas, as lideranças querem saber ainda que benefícios efetivos a viagem traz a Bonito.

Um levantamento realizado pela reportagem para saber os custos de uma viagem para o Triangulo Europeu ( Londres, Paris e Zurique), um dos pacotes mais em conta, realizado pela operadora CVV, 20 dias para um casal, não sairia por menos de R$ 35 mil, somente com café da manhã, sem contar as refeições luxuosas do prefeito e esposa.

Segundo Bosco Martins (PSD), vice-presidente estadual do PSD, a oposição deve cobrar esclarecimentos sobre o resultado da viajem, pois o prefeito ‘pegou o bonde andando e os prêmios não são resultado de sua administração’.

“O Leleco quer dar uma de esperto e pegar carona, mas Bonito sabe que as premiações (nacional e internacional) não se devem à sua gestão, que ainda é muito recente e ele mesmo não disse a que veio. Devemos essa premiação aos moradores de Bonito, ao Mato Grosso do Sul, aos gestores públicos, agentes e operadores, hoteleiros, guias de turismo, que contribuíram para a conquista do Prêmio Internacional de Melhor Destino para Turismo Responsável, conquistado na Feira WTM – World Travel Market 2013 em Londres”, reclamou.

Conteúdos relacionados