Mutirão da Defensoria Pública atende dois presídios em Ponta Porã
A Defensoria Pública de Ponta Porã realiza há quatro dias um mutirão para atendimento dos presos dos Estabelecimentos Penais Ricardo Brandão e Feminino. A ação é realizada pelos Defensores Públicos Astolfo Lopes Cançado Netto e Patrícia Feitosa de Lima, titulares – respectivamente – da 1ª DP da Execução Penal e da 1ª DP Criminal no […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Defensoria Pública de Ponta Porã realiza há quatro dias um mutirão para atendimento dos presos dos Estabelecimentos Penais Ricardo Brandão e Feminino.
A ação é realizada pelos Defensores Públicos Astolfo Lopes Cançado Netto e Patrícia Feitosa de Lima, titulares – respectivamente – da 1ª DP da Execução Penal e da 1ª DP Criminal no município, localizado a 340 quilômetros de Campo Grande.
Os presídios de Ponta Porã abrigam atualmente 300 homens e 100 mulheres, inclusive alguns presos pela Justiça Federal – de forma provisória e outros já condenados.
“O atendimento dos presos ocorrerá durante todo o mês de maio, e tem como objetivo verificar a situação processual dos detentos para fins de concessão de benefícios aos condenados e liberdade provisória àqueles em que a prisão é medida desproporcional, além de informá-los acerca do andamento processual”, explicou a Defensora Pública, Patrícia Feitosa.
Campanha Nacional
O mutirão teve início na sexta-feira (17), no mesmo foi realizada a divulgação da Campanha Nacional da Defensoria Pública, com a entrega de cartilhas aos diretores das unidades penais (fechado e casa do albergado).
A cartilha da Campanha de 2013 foi elaborada pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) para a campanha de 2013, com o tema “Defensores Públicos pelo Direito de Recomeçar”.
A proposta é fortalecer a importância da atuação da Defensoria Pública na representação de quem não pode pagar um advogado e enfatizar a responsabilidade dos profissionais da Instituição na garantia de Justiça gratuita e de qualidade a todos.
Além disso, a campanha pretende divulgar a necessidade de criação de mecanismos de apoio e promoção para pessoas que estavam presas, tendo como princípio a educação e geração de emprego ainda durante o cumprimento da pena.
Em Mato Grosso do Sul foi realizada a entrega de livros arrecadados para serem doados ao sistema penitenciário do Estado, que deve repassar às bibliotecas instaladas nos presídios. Em Campo Grande a entrega simbólica das obras aconteceu no Instituto Penal (IPCG). Também houve repasse dos livros nos município de Dourados, Três Lagoas e Jardim.
A iniciativa é realizada pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul em parceria com a Associação dos Defensores Públicos do Estado (ADEP-MS) e faz parte das comemorações do Dia Nacional da Defensoria Pública, comemorado em 19 de maio.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.