MS pode economizar 8.700 MWh durante o horário de verão

Mato Grosso do Sul pode economizar até 8.700 Megawatt-hora (MWh) durante os 119 dias de horário de verão. De acordo com a Enersul, com a energia economizada daria para abastecer durante um mês inteiro a população de uma cidade com quase 60 mil habitantes.  Nesse período, o sistema da distribuidora que atende a 74 dos […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mato Grosso do Sul pode economizar até 8.700 Megawatt-hora (MWh) durante os 119 dias de horário de verão. De acordo com a Enersul, com a energia economizada daria para abastecer durante um mês inteiro a população de uma cidade com quase 60 mil habitantes. 

Nesse período, o sistema da distribuidora que atende a 74 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, prevê atingir no horário de ponta, que vai das 18 às 21h, uma redução na demanda da ordem de 5,0%.Para efeitos de comparação é como se nesse intervalo de tempo as cidades de Naviraí e Aquidauana ficassem totalmente desligadas.

A diminuição da demanda de ponta permite ainda poupar a água dos reservatórios das hidrelétricas, que deverão estar bem abastecidos para quando iniciar o período de seca. O ajuste nos ponteiros dos relógios, adiantando em uma hora, por exemplo, evita com que o acionamento da iluminação pública, nesse período, venha coincidir com o horário de ponta.

No dia 16 de fevereiro de 2014, os relógios serão atrasados em uma hora, com o fim do horário de verão. O último horário de verão durou 133 dias, reduzindo em 4,6% o consumo no horário de pico nas regiões onde foi praticado. (Com informações da assessoria)

Conteúdos relacionados