“MS é o 2º estado com mais jovens que trabalham e não estudam”, alerta deputado

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) revelou dados alarmantes sobre a faixa etária entre 14 e 17 anos em Mato Grosso do Sul. Ele mostrou um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em que aponta o Estado em 2º lugar no país com o maior percentual de trabalhadores nesta faixa etária que […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) revelou dados alarmantes sobre a faixa etária entre 14 e 17 anos em Mato Grosso do Sul. Ele mostrou um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em que aponta o Estado em 2º lugar no país com o maior percentual de trabalhadores nesta faixa etária que estão fora da escola.

O alerta foi feito em sessão na Assembleia ontem (2), em que o deputado também cobrou políticas públicas para que evitem que os jovens larguem a escola. “Vemos excesso de disciplinas, conteúdos fragmentados que desanimam. O colégio não pode se tornar algo desestimulante”, destacou o petista.

Segundo o deputado, 30% dos jovens que estão trabalhando no Estado estão fora das escolas. “Os nossos adolescentes precisam concluir o ensino médio e, se possível, entrar na faculdade. A qualificação é imprescindível para uma boa vaga no mercado de trabalho. Temos sete Institutos Federais no interior que também podem atrair os jovens”, explicou.

Além disso, Kemp cobrou políticas públicas para ajudar no estímulo para a continuidade dos estudos, como capacitação aos professores e construção de laboratórios e bibliotecas.

Conteúdos relacionados