Moradores de Dourados pagam do próprio bolso para retirar lixo do Jardim Santo André

Moradores da rua Ipanema, no bairro Jardim Santo André, em Dourados (MS), sofrem com o acúmulo de lixo no local. Há mais de dois anos tentando resolver o problema, sem sucesso, resolveram pagar do próprio bolso para retirar o entulho da via que impede a passagem. Um abaixo-assinado, organizado pelo motorista aposentado Edson Soares Rocha, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Moradores da rua Ipanema, no bairro Jardim Santo André, em Dourados (MS), sofrem com o acúmulo de lixo no local. Há mais de dois anos tentando resolver o problema, sem sucesso, resolveram pagar do próprio bolso para retirar o entulho da via que impede a passagem.

Um abaixo-assinado, organizado pelo motorista aposentado Edson Soares Rocha, 73 anos, foi entregue aos vereadores. O caso chegou a entrar na pauta no legislativo e foi feito um requerimento, mesmo o problema não foi resolvido.

Edson reclama que a situação o prejudica financeiramente, não apenas pelos custos para retirar o lixo como a dificuldade em alugar os kitnets que construiu na região. “Eu investi aqui na cidade, gerei renda, emprego, mas hoje tenho dificuldade para alugar o imóvel. As pessoas chegam aqui e olham para esse lixão e desistem de fazer o negócio”, diz.

Sem serviços públicos

A cabeleireira Maria de Fátima Almeida, 46 anos, reclama que até benfeitorias necessárias para a viabilização de uma obra que faz no bairro está complicada. Segundo ela, a energia, o esgoto e a água encanada foram feitas com recursos próprios. “Não consegui nada na prefeitura, tudo tive que pagar. Só para colocar o esgoto gastei mais de R$ 1 mil, a Sanesul deu apenas os canos. Já tivemos que mandar tirar o lixo da rua mais de 10 vezes, e o serviço nunca sai por menos de R$ 400”, complementa.

A cabeleireira conta que já procurou a prefeitura várias vezes, mas nunca conseguiu resolver nada. “Fui à prefeitura e eles me encaminharam para a Secretária de Obras, chegando lá me mandaram para a Secretária de Serviços Urbanos, que até hoje não tomou nenhuma providência. Inclusive, quando questionei sobre o asfalto, falaram que no papel a rua já foi asfaltada duas vezes”, conta.

Prefeitura

Em contato com a Secretaria de Serviço Urbanas, a reportagem conversou com Édio Pedroso, responsável pela limpeza das vias públicas. Ele afirmou que o setor ainda não havia sido informado sobre o problema na Rua Ipanema. Mas garantiu que passará a monitorar o local e irá realizar a limpeza novamente, caso seja necessária.

(Com informações de Alexandre Duarte, da FM 94 de Dourados)

Conteúdos relacionados