Mesmo cassado nesta segunda-feira, Dr. Renato assume cargo como prefeito de Bela Vista
O prefeito eleito nas eleições suplementares do último dia 7 de julho em Bela Vista, Dr. Renato (PSB) foi cassado pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral do Estado) nesta segunda-feira (15). Mesmo assim ele será diplomado pelo juiz eleitoral e deve exercer o cargo como prefeito. Isso porque Dr. Renato foi cassado pelas eleições de 2012 […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O prefeito eleito nas eleições suplementares do último dia 7 de julho em Bela Vista, Dr. Renato (PSB) foi cassado pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral do Estado) nesta segunda-feira (15). Mesmo assim ele será diplomado pelo juiz eleitoral e deve exercer o cargo como prefeito.
Isso porque Dr. Renato foi cassado pelas eleições de 2012 e não no pleito suplementar deste ano. Assim, o tribunal explica que ele será diplomado por ter sido eleito este ano. Então, os adversários podem entrar com um recurso contra a expedição do diploma, pois ele foi julgado hoje como inelegível por oito anos.
Mesmo com o recurso, ele permanece no cargo até que o caso seja julgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Dr. Renato é acusado por ter distribuído gasolina durante o pleito eleitoral de 2012 para uma carreata. Uma fazendeira da cidade teria deixado pagos 500 litros de combustível para distribuir de dez em dez, totalizando 50 veículos beneficiados.
A maioria dos desembargadores, três a dois, deu provimento afastando o abuso de poder econômico. Na maioria das alegações, seguindo o voto do relator, eles acreditaram que 50 veículos beneficiados não fariam a diferença no pleito eleitoral, já que a cidade teria, de acordo com dados do IBGE, cerca de 5 mil veículos e mais de 13 mil pessoas votantes no primeiro turno.
Captação de sufrágio foi a denúncia aceita, também por três votos a dois, por acreditarem que o candidato comprou votos ao distribuir a gasolina, fato comprovado pela gravação em rádio paraguaia convocando as pessoas a abastecerem o veículo para participar da carreata.
Com isso, o candidato terá que pagar 30 mil UFIR e tem o mandato cassado por oito anos, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul.
O caso
Dr. Renato, teve a candidatura indeferida pelo juiz da 17ª zona eleitoral, Maurício Cleber Miglioranzi. Ele é acusado de ter distribuído combustível em troca de votos na disputa pela Prefeitura de Bela Vista em 2012, quando disputou com o prefeito cassado, Abraão Zacarias (PDT).
Abraão foi eleito com 50,3% dos votos, mas foi cassado pelo TRE por ter usado, de maneira indevida, um jornal eletrônico para fazer promoção pessoal dele e do candidato a vice-prefeito, Luis Alexandre (DEM). Como Abraão recebeu mais de 50% dos votos, o TRE convocou novas eleições.
O juiz já tinha indeferido a candidatura do vice de Dr. Renato, Douglas Gomes. Ele foi acusado por adversários de não ser filiado a nenhum partido político. A decisão ainda cabe recurso no TSE.
Notícias mais lidas agora
- Cliente tenta doar pix de Natal para funcionários de shopping mas é impedida por ‘fiscal’ em Campo Grande
- Criança de 8 anos morre em acidente após carro bater em árvore e pegar fogo na BR-262
- VÍDEO: Criminoso morre em confronto com a PM após roubo de carro em MS
- Festa de Natal acaba com homem esfaqueado no peito pela esposa após discussão em MS
Últimas Notícias
Branco de novo? Busca por ‘lookinhos’ para Réveillon se torna desafio em Campo Grande
Além dos modelos, há o rito para encontrar a cor que idealiza as expectativas para o Réveillon
Criança de 10 anos morre depois de ser atropelada por motorista bêbado em MS
Criança chegou a ser socorrida, mas não resistiu
Chuva dá trégua em algumas cidades do Estado, mas alertas continuam até sexta-feira
Apesar de alerta de chuva, temperatura pode chegar a 32°C nesta quinta-feira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.